sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

III Torneio Interno de Xadrez na Biblioteca Municipal é nessa sexta-feiraem Colatina



Nessa sexta-feira (14), às 18 horas, vai acontecer na Biblioteca Pública Municipal o III Torneio Interno do Projeto Xeque Mate Aprendendo Xadrez na Biblioteca, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura. O torneiro encerra o ano letivo do projeto. Participarão 50 alunos entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, de ambos e sexos, e mais 10 alunos da Escola Belmiro Teixeira Pimenta (Caic), que também jogam xadrez.
Serão cinco rodadas de 10 minutos cada uma, e a previsão de cada uma delas é de 1h30. Todos jogarão entre si e os melhores serão classificados, conforme o número de pontos acumulados. Os primeiro e segundo ligares receberão troféus, e os de terceiro até ao décimo, medalhas.
Participará do Torneio também a vice-campeã infantil brasileira, há três anos, a colatinense Maryule Damas Fazolo, 13 anos. Segundo o professor e coordenador do projeto, Marcos Lintz, a garota, que é deficiente visual, é uma das feras que Colatina tem. “Mais uma vez ela vai mostrar porque é vice-campeã. Um orgulho para nós”.
Ele explicou que o xadrez é um jogo de raciocínio e de estratégia, e também contribui para a vida, nas decisões de situações que o ser humano lida no dia a dia. “Ajuda a pensar e agir com cautela, estudando a melhor forma de agir. A pessoa aprende a não agir precipitadamente, principalmente numa situação de extrema tensão”, destacou.
O projeto Xeque Mate Aprendendo Xadrez na Biblioteca conta hoje com 70 alunos, com idades entre 7 e 50 anos. Começou com 15 alunos, mas já passaram por ele quase 300. As aulas acontecem às quartas, de 8 às 9 horas (só para deficientes visuais), 9 às 10 horas, 14 às 15 horas e 15 às 16 horas.

Última Etapa do Capixaba
Neste sábado, Marcos Lintz e seus alunos no projeto, Max Wille de Souza, 22 anos (bi-campeão do Torneio Interno), e Gabriel Lima Marino, 14 anos (vice-bicampeão) estarão em Santa Maria de Jetibá, participando da 7ª Etapa do ano (a última do Campeonato Capixaba) das nove que fazem parte da competição. Gabriel, inclusive, ganhou de um campeão capixaba no ano passado.

Texto: Maria Tereza Paulino
Foto: Arquivo PMC

assinatura_Dany




xadrez.jpgxadrez.jpg
190K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário