Valor Econômico
A aquisição da Caribou Coffee pelo Joh. A. Benckiser Group’s (JAB) por US$ 340 milhões pode ser um pequeno passo de um plano maior da empresa alemã de investimentos para competir com grandes empresas como a Nestlé e Starbucks para a liderança do mercado global de café, avaliado em US$ 45 bilhões.
A aquisição, anunciada ontem depois das compras este ano da Peet’s Coffee & Tea Inc e de uma participação da Douwe Egberts, mostra que a JAB pode ter grandes ambições, de acordo com Jon Cox, analista da Kepler Capital Markets, de Zurique, na Suíça.
A companhia de investimento pode aspirar ser o maior fabricante mundial de café, atrás da Nestlé, segundo Pablo Zuanic, analista da Liberum Capital. A JAB pode também tentar comprar toda a DE Master Blenders 1753, na qual detém uma participação de 15%, ou mesmo considerar uma oferta para a Mondelez, ex-Kraft Foods.
“A JAB aparentemente gosta de café e vê oportunidades de consolidação”, afirmou Zuanic. A empresa alemã ofereceu ontem US$ 16 por ação, 30% acima do último preço de fechamento antes da oferta, de US$ 12,32. A Caribou continuará a operar com sua própria marca e gestão.
“O mercado de café é uma indústria atrativa com fundamentos de longo prazo favoráveis, e é por isso que estamos nele”, disse em comunicado Tom Johnson, representante americano da JAB.
A empresa de investimentos vendeu uma fatia de 4,9% para a Reckitt Benckiser, em maio, por US$ 1,9 bilhão para diversificar seu portfólio. O foco no café na JAB segue incursões em marcas de cuidados pessoais e de luxo.
(Bloomberg News)
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