terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Pesquisa do Incaper transforma problema ambiental em possível solução agrícola



17/12/2012 - 16h23min



O que antes era considerado um problema ambiental pode trazer benefícios para a agricultura. Uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) identificou que a lama abrasiva residuária das indústrias de rochas ornamentais pode ser utilizada como fertilizante agrícola. O estudo, desenvolvido pelo pesquisador André Guarçoni, vai ao encontro da missão do Incaper: promover soluções tecnológicas e sociais por meio de ações integradas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, visando o desenvolvimento do Espírito Santo.

O resíduo do granito é um problema para indústrias do setor de rochas ornamentais. A lama abrasiva proveniente do corte das pedras é considerada prejudicial ao ambiente, pois é fonte de diversos contaminantes. Entretanto, por meio de uma caracterização química do material, foi possível observar que existe uma concentração razoável de cálcio e potássio, nutrientes requeridos em grandes quantidades pelas plantas. “Verificamos que a lama possui elevado teor de ferro. Porém, a forma em que o ferro se encontra na lama abrasiva impediu acentuada absorção pelas plantas. Verificamos também a presença de metais pesados, mas em quantidades inferiores às definidas pela legislação vigente”, explicou Guarçoni.

O pesquisador do Incaper aplicou doses crescentes de lama abrasiva em vasos que simulavam covas com dois níveis de calagem. O estudo foi feito considerando o crescimento inicial do café conilon. Guarçoni observou que a aplicação do material aumentou o crescimento das mudas e a absorção de potássio e cálcio pelas plantas. Além disso, observou-se ainda que a absorção de metais pesados respeitou os índices previstos na legislação, desde que a quantidade utilizada seja a recomendada.


Destaque na imprensa

O estudo desenvolvido pelo pesquisador do Incaper André Guarçoni já é destaque na imprensa. A reportagem intitulada ‘Lama das rochas: uso como adubo vira solução ecológica’, da jornalista Rita Bridi, foi publicada na edição desta segunda-feira (17) do jornal A Gazeta. A reportagem traz informações a respeito dos resultados da pesquisa, realizada no Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro Norte do Incaper, em Linhares. A tecnologia ainda não foi validada em lavoura comercial, mas o resultado já foi publicado em revistas científicas, o que legitima a pesquisa.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper


Nenhum comentário:

Postar um comentário