De 500 trabalhos inscritos por escolas de todo Brasil, 31 foram selecionadas e destas 16 foram premiadas. A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada no SESC Vila Mariana, em São Paulo.
O prêmio tem como objetivo destacar iniciativas da sociedade comprometidas na construção de uma educação igualitária e de qualidade social. De acordo com a professora Celina Januário Moreira o projeto desenvolvido com os alunos do 2º ano do ensino médio teve duas etapas.
A primeira foi o levantamento da quantidade de famílias antigas do município de Venda Nova do Imigrante. Eles selecionaram 30 famílias e foram até as casas realizar entrevistas. Os estudantes pesquisaram os costumes que essas famílias guardavam do povo negro.
Na segunda etapa os alunos produziram um livro. Em cada capítulo eles ilustraram com fotos antigas, documentos, além dos textos sobre as famílias.
Celina explica que nas etapas de desenvolvimento do projeto, os alunos enfrentaram seus próprios preconceitos, adquiriram a confiança das famílias, contribuíram com a desconstrução de um pensamento social hegemônico, colaborando com o município na obtenção de um olhar múltiplo sobre a inclusão e a diversidade.
“A avaliação que faço do projeto, em primeiro lugar, é ter a certeza do poder transformador da educação. Foi possível proporcionar aos alunos uma visão pluralista, com respeito à diversidade que é a base de uma sociedade democrática”, enfatizou.
Durante a premiação a professora recebeu um certificado de participação e o valor de R$ 5 mil. As premiações da categoria professor visam apoiar e dar visibilidade às boas práticas escolares desenvolvidas por professores, reconhecendo a importância pedagógica destas práticas para a formação de crianças desprovidas de preconceitos e discriminações de toda natureza e preparadas para conviver de forma respeitosa com a diversidade cultural, regional e étnico-racial.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/ arocon@sedu.es.gov.br Texto: Andressa Rocon Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES
Nenhum comentário:
Postar um comentário