quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Incaper apresenta receitas geladas com café para refrescar o verão



26/12/2012 - 16h15min


Divulgação
sorvete de café
A equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê um verão de muito sol e calor para o Espírito Santo. Nesse período, onde todos procuram por opção de lazer e bebidas geladas, o Incaper pega carona no produto agrícola mais famoso do Estado, o café, e ensina o preparo de algumas receitas.

Muitas pessoas não sabem que, além do conhecido cafezinho, o café é um ingrediente muito versátil para a culinária, podendo fazer parte de saborosos pratos e drinks. Ele é um dos produtos agrícolas mais consumidos em todo o mundo, movimenta a economia e emprega milhões de pessoas, direta e indiretamente. Neste ano, a safra de café no Estado mais uma vez bate recorde e chega a 12.502 mil sacas beneficiadas, isso é: 8% superior à safra passada.

Para se refrescar durante os dias de verão, a economista doméstica do Incaper, Rita Zanúncio, destacou duas receitas. “Com sabor doce e encorpado, sorvete e bebidas feitas com café gelado podem até estranhar o paladar de algumas pessoas que estão acostumadas com a bebida quente, mas a versão gelada vem conquistando paladares e até ganhando receitas incrementadas nas cafeterias”, afirma.

As receitas abaixo são de autoria da economista doméstica do Incaper, Rita Zanúncio. Confira:

Receitas:

Sorvete de café
Ingredientes:
- 1 copo duplo de café forte
- 1 copo duplo de açúcar (250ml)
- 5 claras
- 2 colheres (chá) de baunilha
- 2 xícaras de creme de leite (2 caixinhas)

Preparo:
Coloque o café e o açúcar e ferva até formar uma calda em ponto de fio. Bata as claras e despeje a calda sobre elas batendo sempre. Bata até que a mistura esteja bem fina. Adicione a baunilha. Acrescente o creme de leite delicadamente numa tigela refratária. Leve ao congelador e deixe congelar. Sirva em taças e enfeite a gosto. Rendimento: 1 litro e meio de sorvete.

Calda de chocolate com café para sorvete
Ingredientes:
- 1 xícara de café forte
- 1 xícara de açúcar
- 2 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de manteiga
- baunilha

Preparo:
Misturar os ingredientes e levar ao fogo até o ponto de calda. Servir a calda gelada sobre o sorvete.

Milk-shake especial
Ingredientes:
½ litro de café bem forte
2 copos de leite
Açúcar a gosto
1 colher (chá) de baunilha

Preparo:
Prepare um café forte, deixe esfriar, e coloque numa fôrma de cubinhos de gelo e congele. Depois que o café estiver congelado, retire os cubos de gelo de café e coloque no liquidificador. Acrescente o leite bem gelado e açúcar a gosto e a baunilha. Bata até que os cubos se desfaçam e a mistura fique cremosa. Despeje em copos altos, decore a gosto e sirva imediatamente.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Eduardo Brinco
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário