quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Em Cachoeiro, Tecnologia: Dataci apresenta ações e planeja novos projetos





O acesso gratuito à internet para a população na região central e em bairros mais distantes é uma das principais ações


A Companhia de Tecnologia da Informação de Cachoeiro de Itapemirim (Dataci), apresentou, na manhã desta quinta-feira (27), as melhorias alcançadas em sistemas e na rede de comunicação e gestão da prefeitura.
Os resultados ocorreram graças às ações desenvolvidas pela empresa nos últimos quatro anos. O prefeito Carlos Casteglione e o vice eleito, Abel Santana, estiveram presentes para acompanhar a apresentação.
Entre os avanços estão os sistemas já em funcionamento. Um deles é destinado à gestão escolar, para registrar e acessar mais rapidamente informações relativas a matrícula, rematrícula, frequência e notas dos alunos. Outro sistema construído pela Dataci em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) é o que permite à prefeitura gerenciar o cadastramento de usuários para se beneficiarem do programa Passe Livre no transporte coletivo municipal.
Os programas Tarifa Social, que concede às famílias em risco social isenção nas contas de água, e Adolescente Aprendiz, que encaminha menores para cursos de formação profissional e para o mercado de trabalho, também utilizam sistema de cadastramento e gerenciamento dos usuários planejado e executado pela Dataci.
A expansão da capacidade da rede corporativa para unidades de saúde, escolas e setor administrativo da prefeitura tem reflexos direto no serviços disponibilizado à população. “Ampliamos de dois para 21 o número de unidades de saúde conectadas à rede. Isso facilita o agendamento de consultas, além de melhorar substancialmente a organização das informações”, destaca o diretor-presidente da Dataci, Edmar Temporim.
Outro benefício importante para a população é o acesso à internet gratuita, em vários locais da cidade. Nos últimos dois anos, esse serviço foi instalado em sete pontos de Cachoeiro, na região central e também em bairros mais distantes: proximidades da Secretaria Municipal de Fazenda, na rua 25 de Março; Biblioteca Municipal (Casa dos Braga); Praça de Fátima; Praça Jerônimo Monteiro; bairros Alto Eucalipto e Village; e Parque de Exposições, bairro Aeroporto.
Mais melhorias nos próximos anos
A tecnologia da informação será ainda mais reforçada em Cachoeiro. Entre as principais ações previstas pela Dataci para os próximos anos estão a construção de novos sistemas de rede corporativa e de gestão pública e o aumento dos pontos de acesso livre à internet para a população.
Outro grande passo previsto é a implantação de telefonia para a prefeitura sobre a rede de dados. “Isso significa muito, pois vai reduzir custos, visto que a prefeitura não vai precisar mais utilizar os serviços de empresa de telefonia”, avalia Edmar Temporim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário