quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Rosas, Gerberas ou Copo-de-leite? Escolha as flores preferidas e decore as festas de fim de ano



20/12/2012 - 09h01min

Assessoria de Comunicação Ceasa

Além da preocupação com o cardápio, durante as festas de fim de ano, muitas pessoas se preocupam também com a arrumação da mesa e do local onde serão recebidos os familiares e os amigos. Para contribuir com essa tarefa nada melhor do que a própria natureza para oferecer a beleza, a exuberância, o perfume e a alegria das flores. Então, confira as dicas da Ceasa/ES para deixar o ambiente ainda mais bonito.

A produtora e comerciante de flores de corte, Vanilda Vervloet Armani, de Laranja da Terra, há 18 anos comercializa no mercado da Ceasa/ES, em Cariacica. “O público que atendemos é bem diversificado, sendo igrejas, decoradores e as próprias famílias, que preferem as flores naturais, principalmente por elas oferecerem um ambiente harmônico. As flores mais procuradas são as rosas vermelhas, as amarelas e as brancas. Nessa época do ano, a venda cresce cerca de 10% e o preço varia bastante e, dependendo da espécie, a dúzia das rosas e das flores egípcias podem chegar a R$ 10,00, enquanto as flores aster e tango têm saído em torno de R$ 4,00”, conta.

O plantio e o transporte exigem cuidados, principalmente porque as flores são sensíveis e para garantir qualidade é necessário o uso de alguns produtos específicos como, por exemplo, o adubo. “Após seis meses da plantação, a floração inicia. Depois da colheita as flores costumam ter durabilidade de uma semana ou mais, mas, para isso é preciso colocá-las em um recipiente com um pouco de água fresca, todos os dias. Eu costumo colher as flores durante a semana e na sexta-feira levo ao entreposto para vender”, lembra Vanilda Armani.

Negócio de sucesso

O extensionista rural e chefe local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Carlos Alberto Sangali de Mattos, afirma que a comercialização de flores é ascendente e de grande importância para a economia capixaba. Ele acrescenta que nos períodos de festejos, a venda de flores gera empregos e lucro. “Nas datas comemorativas como a Páscoa, o dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, de Finados, no Natal e Ano Novo, a procura por flores e plantas ornamentais cresce muito. Nestas épocas, os quase 250 pontos de vendas desses produtos existentes no Estado necessitam aumentar a força de trabalho, o que ocasiona o crescimento do mercado para floristas e entregadores em até 100%. Por isso, os produtores vêm investindo em tecnologias com ganho de qualidade”.

Incentivos

De acordo com Carlos Alberto, existe um incentivo muito grande no que está relacionado às políticas públicas, com ações para atender o aumento da procura nessas datas, bem como suprir a demanda interna da atividade, que cresce de 20% a 30% ao ano. “Contudo, apesar dessa ação, vale ressaltar que é preciso impulsionar cada vez mais outros produtores a participarem desta atividade. Visto que a riqueza gerada por flores e plantas ornamentais no Espírito Santo é em torno de 13 milhões de reais por ano, porém, 80% desse montante vem de fora do Estado” pontua Sangali.

Aproveite a beleza das flores

A florista, Rosangela Maria Bertuani da Silva, que há 20 anos atua no mercado de flores artificiais e há 10 anos com flores naturais, dá dicas interessantes de como utilizar as flores nas comemorações do Natal e no Ano Novo, tornando o ambiente agradável e sofisticado.

A primeira dica combina muito com o Natal, devido a presença das flores vermelhas, típicas nas festas natalinas. “Antes de tudo é necessário providenciar uma jarra de vidro, três gerberas vermelhas, um macinho de junco, ½ floral e dez folhas de cheflera. Inicialmente é preciso deixar o floral de molho por 30 minutos, em seguida, junto com as folhas de cheflera em suas laterais. O pé do junco deve ser cortado em diagonal e adicionado ao meio do floral. Para finalizar, acrescente a gerbera mais alta e, em seguida, corte parte do cabo da segunda gerbera e coloque-a mais baixa, fazendo o mesmo com a terceira e assim por diante, até cobrir toda a jarra”, ensina.

Outra opção de arranjo é para o Ano Novo, simples e rápido e com cores claras. “Os itens necessários são uma jarra de vidro, 12 copos de leite, um macinho de junco e cinco galhos de tango. Faça um corte diagonal no pé do copo de leite e coloque-o dentro de uma jarra de vidro bem bonita (com detalhes ou liso) já com água (um copo é suficiente). Pegue o macinho de junco e de tango e espalhe em meio às flores e o arranjo estará pronto”, conclui a florista.

Flores Orgânicas

A decoração de final de ano pode ser mais interessante do que muitos imaginam, pois com as Feiras Livres de Alimentos Orgânicos muitos consumidores descobriram nas flores orgânicas, um toque de requinte para suas casas. As variadas flores, que são comercializadas nas feiras orgânicas da Grande Vitória, são cultivadas sem adubação química e tem boa resistência após serem podadas.

Segundo a produtora orgânica de Santa Maria de Jetibá, Zuleide das Neves, a comercialização de flores tem aumentado e, com as feiras orgânicas, a tendência é que isso cresça ainda mais. A produtora de flores observa a expansão dos negócios e, diante disso, já comercializa, além das flores, feijão e morango orgânico.

“Quem compra as minhas flores sempre volta na semana seguinte. Já trabalho com produtos orgânicos há mais de dez anos e minha produção, atualmente, é voltada para as feiras orgânicas”, destacou Zuleide.

Feiras orgânicas na Grande Vitória

Feira de Produtos Orgânicos do Barro Vermelho (Vitória)
Endereço: Rua Arlindo Brás do Nascimento, atrás da Emescam
Horário de Funcionamento: sábado – 6h às 12h
Contato: Secretaria Municipal de Serviços – (27) 3382-6564

Feira de Produtos Orgânicos da Praça do Papa (Vitória)
Endereço: Estacionamento da Praça do Papa – Enseada do Suá
Horário de Funcionamento: quarta-feira – 17h às 21h
Contato: Secretaria Municipal de Serviços – (27) 3382-6564

Feira de Produtos Orgânicos de Valparaíso – Serra
Endereço: Estacionamento do antigo Serra Bela Clube – Valparaíso (ao lado da Biblioteca Pública Municipal)
Horário de Funcionamento: terça-feira – 17h às 21h
Contato: Secretaria Especial de Agricultura, Agroturismo e Pesca – (27) 3291-2318 / 3291-2320

Feira de Produtos Orgânica da Serra Sede (Serra)
Endereço: Praça de Encontro
Horário de Funcionamento: terça-feira – 17h às 21h
Contato: Secretaria Especial de Agricultura, Agroturismo e Pesca – (27) 3291-2318; 3291-2320

Feira Agroecológica de Cariacica
Endereço: Praça John Kennedy (Praça do Parque Infantil) – Campo Grande
Horário de Funcionamento: sábado – 6h às 12h
Contato: Secretaria Municipal de Agricultura – (27) 3346-6291 / 6292

Feira de Produtos Orgânicos da Praia da Costa (Vila Velha)
Endereço: Entre as ruas XV de Novembro e Henrique Moscoso (embaixo da Terceira Ponte)
Horário de Funcionamento: sábado – 06h às 13h
Contato: Secretaria Municipal de Serviços Urbanos – (27) 3369-9460

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Ceasa/ES
Rainã Jacobsen Maier
Tel.: (27) 3136-2321/ (27) 9780-7238
comunicacao@ceasa.es.gov.br
Texto: Lorena Quirino Pelissari e Reuber Dirr
Twitter: @CeasaES
Youtube: Ceasa ES

Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário