sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Incaper ultrapassa meta de assistência técnica e extensão rural a agricultores capixabas em 2012



21/12/2012 - 10h52min

Incaper

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) ultrapassou a meta estabelecida para atendimentos a agricultores capixabas por meio dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em 16,3%. Foram assistidos 57.132 agricultores, sendo 48.665 de base familiar, no ano de 2012. Do público assistido, 49% foram de cafeicultores; 14% de fruticultores e 12% de pecuaristas.

Destaca-se ainda a assistência feita a 1.832 assentados, 125 indígenas, 260 quilombolas, 903 pescadores e aquicultores, 2.742 agricultores de porte médio e 5.725 atendimentos a outros públicos, como estudantes em atividades de educação ambiental. Programas nas áreas de culturas alimentares; recursos hídricos e meio ambiente; e olericultura também atenderam um público significativo, com 4.927; 4.112; e 3.248 assistidos.

Na área de crédito rural, foram assistidos 5.462 agricultores nas diferentes atividades agropecuárias. Cerca de R$ 23,1 milhões em financiamento foram destinados aos agricultores familiares e pescadores artesanais pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). No âmbito da comercialização da agricultura familiar, somam-se 4.457 atendimentos.


Ações de pesquisa em 2012

Na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, o Incaper cadastrou, em 2012, 167 projetos nas áreas de Agricultura Familiar, Agroecologia e Agricultura Orgânica, Aquicultura e Pesca, Atividades Rurais Não-Agrícolas, Cafeicultura, Fruticultura, Gestão do Conhecimento, Olericultura e Floricultura, Pecuária e Silvicultura. Desse total, 110 já estão em execução e 32 estão sendo planejados para 2013.

Em termos de publicações, pesquisadores do Incaper destacaram-se, em 2012, pela participação em capítulos de livros em âmbito nacional e internacional sobre os avanços tecnológicos na patologia pós-colheita; técnica identificadora de fungos patogênicos em plantas; manejo de doenças do morangueiro e diagnóstico da doença meleira do mamoeiro.

Na área de análises laboratoriais, o Laboratório de Fitopatologia do Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro Serrano, localizado em Domingos Martins, realizou 818 diagnósticos de doenças de plantas e 1.789 atendimentos a produtores rurais e técnicos sobre Fitopatologia.

No que se refere à propriedade intelectual, o Incaper patenteou no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em 2012, em conjunto com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o processo de purificação da bromelina, bromelina purificada e usos da bromelina purificada. A bromelina é uma enzima proteolítica bastante utilizada pelas indústrias de alimentos (bebidas), de cosméticos (clareamento de pele, peeling) e farmacêutica (medicamentos digestivos e outros).

“Os trabalhos de pesquisa do Incaper irão resultar no lançamento de novas variedades de cultivares em 2013”, informou o chefe da área de pesquisa do Incaper, José Aires Ventura. Está previsto o lançamento de duas novas variedades clonais de café conilon; uma variedade de abacaxi ornamental e uma recomendação de variedade de banana do tipo maçã. Também será feita a patente de um novo bioproduto para produção de fungicida natural.

A previsão para 2013 é de que haja um incremento significativo nas pesquisas realizadas pelo Incaper. “Com o ingresso de novos pesquisadores no Instituto e com o acesso a editais para financiamento, nossa perspectiva é de ampliar as pesquisas, proporcionando mais conhecimento para a sociedade capixaba”, apontou José Aires.

De acordo com o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o desempenho do Instituto traz muita alegria, pois o Incaper é destaque dentre a maioria das organizações de pesquisa no Brasil, e é referência mundial nos serviços prestados.

“O Incaper é um instrumento de desenvolvimento voltado para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos capixabas que dependem da pesquisa, assistência técnica extensão rural. Em 2012 avançamos muito mais e passamos das nossas metas na promoção da inclusão social, com trabalho e renda, criando oportunidades de desenvolvimento para o setor produtivo e estabelecendo um novo padrão de desenvolvimento”, frisou Evair Vieira de Melo.

“Em 2013 vamos continuar alinhados com a estratégia de longo prazo do Governo do Espírito Santo, que delineia diretrizes de desenvolvimento da agricultura do Estado, com a característica da regionalização, com ênfase no desenvolvimento da agricultura familiar e das cadeias produtivas, além de continuar nossas pesquisas em prol dos agricultores que têm servido para ajudar nacional e internacionalmente. Isso nos ajudar a ser referência em soluções tecnológicas e sociais”, ressaltou Evair.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário