quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Somar Meteorologia: as previsões para a região de Nova Venécia-ES


Por Celso Oliveira (MyPoint Pro)
postado há 21 horas e 1 minuto atrás
Aumentar tamanho do textoDiminuir tamanho do textoImprimir

Rodrigo Lourenço, produtor de café em Nova Venécia - ES:

"Gostaria de saber qual será a precipitação pulviométrica para o município de Nova Venécia - ES para o mês de Janeiro/2013."

Celso Oliveira, meteorologista da Somar:

"Prezado Rodrigo,

Depois de um mês de novembro com chuva intensa e acumulado acima dos 250mm (quando o normal seriam 175mm), dezembro vem se mostrando bem mais seco. Nesta primeira quinzena de dezembro mal choveu sobre o norte capixaba. Estamos diante do mês mais seco desde a abertura da estação no município, em 2008. A falta de chuva está relacionada à posição atual das frentes frias. Elas estão paradas entre a Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, organizando a umidade da Amazônia e provocando chuva forte por lá. Já no Espírito Santo e na maior parte do Brasil, ou o tempo está completamente seco ou tem chovido muito pouco, na forma de pancadas.

E para janeiro? Infelizmente, o padrão não muda muito. A expectativa é chuva abaixo da média, mas não teremos ausência total de precipitações. Elas devem acontecer entre aproximadamente 05 e 10 de janeiro e na última semana do mês. As simulações mostram variação da quantidade de nuvens, como é normal, mas todas trabalham com precipitações abaixo da média. Estima-se algo entre 35mm e 80mm quando o normal seriam 185mm. Vale salientar que apesar de estarmos passando pelo dezembro mais seco em quatro anos, o padrão de distribuição de não está distante do que é normal para o Espírito Santo. Sem nos preocuparmos como os meses, a chuva do Espírito Santo é bi-modal. Ela é intensa no início, fraca no meio do período das águas e retorna com força no fim do verão. Ou seja, apesar da chuva forte em novembro e seca em dezembro e janeiro, a expectativa é do retorno das chuvas fortes a partir de fevereiro e no decorrer de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário