quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Verão do capixaba deve ser quente e pouco chuvoso



20/12/2012 - 14h54min

Arquivo: Secom-ES

Roupas leves, muito líquido, e filtro solar. Itens indispensáveis para o capixaba enfrentar o verão, que começa oficialmente nesta sexta-feira (21), às 9h11min. A equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê forte calor e poucas chuvas na estação mais quente do ano.

O verão é caracterizado por altas temperaturas, muita chuva e dias mais longos que as noites. Mas os meteorologistas do Incaper observam uma pequena mudança. “Os sistemas meteorológicos, como a Zona de Convergência do Atlântico Sul, por exemplo, não devem atuar tão diretamente sobre o Espírito Santo.

Estarão posicionados um pouco mais ao Sul. Por isso, a previsão é de que as chuvas prolongadas não sejam tão frequentes. Mas isso não significa que não vai haver temporal”, explica o meteorologista do Incaper Hugo Ramos. “Devem ser registradas chuvas de forte intensidade em curto período de tempo que ocorrem principalmente no período da tarde, geralmente acompanhadas de trovoadas e rajadas de ventos”, complementa Bruce Pontes, meteorologista do Incaper.

A tendência, ainda, é de que ocorram os chamados veranicos. “A estiagem associada a um sistema de alta pressão atmosférica dificulta a formação de nuvens, eleva as temperaturas e a sensação de abafamento”, diz a equipe de meteorologia do Incaper. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 28ºC na Região Serrana e 32ºC nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 18ºC na Região Serrana e 22ºC nas demais regiões.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário