sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Incaper prepara servidores para aposentadoria



28/12/2012 - 08h14min


Incaper

A aposentadoria como uma nova etapa da vida, não como seu final. Com essa perspectiva, o projeto de Preparação para a Aposentadoria do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) tem contribuído, desde 2011, para os servidores que irão se aposentar nos próximos cinco anos se planejem para esse período.

De acordo com a assistente social do Incaper, Hildeneia Ribeiro Patrício, a aposentadoria é um momento importante para a vida do servidor, mas pode trazer angústias e inseguranças diante de mudanças de hábitos e rotinas. “É importante a reflexão sobre o significado da aposentadoria antes de o servidor deixar de ter uma relação integral com o trabalho. A decisão de se aposentar depende de como ele avalia sua condição de saúde e dos cuidados que deve ter para aproveitar melhor essa nova etapa de vida com qualidade.

O projeto de Preparação para Aposentadoria integra o programa de Qualidade de Vida desenvolvido pelo Incaper e está inserido no Plano de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo 2025, no eixo estratégico Melhoria da Gestão Pública e Valorização do Servidor. Tem como enfoque ações preventivas que buscam preparar os pré-aposentáveis com informações e orientações contínuas e educativas sobre o processo de aposentadoria, contemplando aspectos sociais, afetivos, econômicos, de saúde e cidadania.

Por meio de encontros bimestrais e regionalizados, os servidores passam por uma preparação seguindo uma abordagem nos âmbitos emocionais, sociais e de cidadania. “Sabe-se que as emoções influenciam muito, sobretudo quando se trata de tomar decisões. O servidor pode reagir de maneira ambivalente quanto à aposentadoria. Pode ter sentimentos de liberdade ou se deparar com a exclusão social, motivo pelo qual torna-se fundamental trabalhar esse aspecto”, falou Hildeneia.

No que se refere à abordagem social, os servidores têm contato com temáticas como nutrição, atividade esportiva, saúde, lazer, cultura, arte, longevidade, desenvolvimento intelectual, relacionamento familiar e social. Sobre cidadania, são abordados temas como questões administrativas, burocráticas, leis, direitos humanos, planejamento financeiro, segunda carreira, trabalho voluntariado ou projeto pessoal; empreendedorismo, coleta seletiva e questões ambientais.

Desde o início do projeto, foram realizados sete encontros com os servidores que irão se aposentar em até cinco anos e aqueles que possuem idade igual ou superior a 60 anos, ou seja, 149 profissionais. Os encontros têm registrado um percentual de 67,11% de participação.

Para o servidor Raul José Martineli, que se aposentou na função de chefe da Fazenda Experimental do Incaper de Linhares, em julho de 2012, a experiência dos encontros de preparação foram muito importantes. “Nesse curto período de aposentadoria, percebo o quanto aprendi participando das atividades de preparação. A gente amplia a visão para possíveis problemas de convivência familiar, já que a tendência é deixarmos de participar ativamente da vida social”, disse Raul.

Já a servidora do Centro Serrano, Marlete Lucinda Uliana Ébani, que pode se aposentar a partir de outubro de 2014, avalia que a discussão em grupo ajuda na reflexão para a aposentadoria. “É ruim ficar pensando de maneira isolada sobre esse período. No grupo, a gente se sente mais amparado”, falou Marlete. Ela disse que, após encerrar as atividades laborais, pretende desenvolver trabalho voluntário junto ao hospital de Venda Nova do Imigrante, por meio de trabalhos manuais, como bordados, colchas e lençóis.

“A proposta do projeto é realizar um processo de revisão pessoal e reorganização do projeto de vida do servidor. Não se restringe somente às questões previdenciárias e burocráticas, mas à preocupação com a nova realidade, o retorno ao seu cotidiano familiar, o aproveitamento do seu tempo livre e o cuidado com a sua saúde e a qualidade de vida. Essa iniciativa pode ser adotada pelos demais Órgãos Estaduais, uma vez que consta na Lei 8.842, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, regulamentado pelo decreto 1.948/06 e na Política de Gestão de Pessoas dos Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo”, sugeriu a assistente social do Incaper, Hildeneia Ribeiro Patrício.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário