sábado, 29 de dezembro de 2012

Adolescente de 15 anos é algemado por andar de skate em ginásio



Fato aconteceu em um ginásio de esportes no bairro Shell. Um morador registrou toda a ação e o vídeo foi parar na Internet

Skatistas de Linhares reclamam da falta de uma área própria para a prática do esporte no município. Durante o dia, eles usam uma quadra improvisada no bairro Interlagos para fazer as manobras. Mas o problema é durante a noite. Segundo eles, o local não tem iluminação e, por isso, eles precisam encontrar outros lugares para andar de skate.
"Estamos há mais de 10 anos em um espaço provisório, que nunca teve manutenção. Enquanto isso, foram feitos na cidade 18 estádios de futebol e nenhuma pista de skate. Reformaram as praças, e não fizeram nem uma rampa", afirmou o skatista Deckson Mota. Ainda segundo ele, cidades menores como Aracruz e João Neiva já têm pista de skate, mas em Linhares não há lugar para esse esporte.
Nessa quinta-feira (27), um adolescente de 15 anos foi apreendido pela guarda municipal enquanto andava de skate em um ginásio de esportes no bairro Shell. O fato aconteceu depois que os guardas tentaram impedir que ele e os colegas praticassem o esporte na área do ginásio destinada aos pedestres. Na ocasião, o local estava sendo inaugurado. Um morador registrou toda a ação e o vídeo foi parar na Internet.
As imagens mostram a confusão entre os skatistas e os guardas municipais. Durante a discussão, o adolescente recebe voz de prisão. Um guarda tenta derrubar o menor com uma rasteira, se desequilibra e cai. Na sequência, o rapaz é algemado e levado para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) do município.
O adolescente contou que estava andando na área para pedestres da praça, quando os guardas chegaram falando que ele não poderia andar ali. Ele entrou na quadra remando (em cima do skate) para beber água, e a confusão começou.
"Os guardas entraram correndo, puxaram o braço da gente e foram tomando o nosso skate. Eles xingaram a gente, fecharam as portas e falaram que iam prender todo mundo. Eu estava encostado na grade, quando um guarda esbarrou no meu ombro e disse que eu estava provocando ele. Ele xingou a minha mãe, falou que ia me bater. Daí eu saí de perto e chamei eles de porcos fardados. O guarda disse que eu estava desacatando ele".
Na delegacia, o menor foi ouvido e liberado. O pai do adolescente está inconformado com a ação dos guardas municipais. "Achei que tinham levado o meu filho para a delegacia para orientar, conversar. Mas não, levaram ele preso e algemado. Fiquei horrorizado com o que aconteceu."(Com informações da TV Gazeta Norte)
Confira na íntegra a nota enviada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Linhares.
"O Secretário Municipal de Cidadania e Segurança Pública, Coronel Jones Mattos, informa que as imagens do vídeo estão sendo criteriosamente analisadas. Após esta análise todas as medidas cabíveis serão adotadas, inclusive, se necessário, com o afastamento do Guarda Municipal das suas funções, e/ou abertura de processo administrativo".
Quanto à Pista de Skate: "O projeto para a construção da pista de skate está pronto e encontra-se na Secretaria de Estado de Esporte e Lazer já que trata-se de uma obra de parceria entre Prefeitura e Governo do Estado. O local que ela será construída é o Projeto Linha Verde, na Lagoa do Meio".
Fonte: Da Redação Multimídia REDE GAZETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário