sábado, 29 de dezembro de 2012

JOVEM AGRICULTOR DE 17 ANOS QUER TRABALHAR, MAS NÃO DEIXAM.



Recebi um texto que tem relação com o título deste texto, confira:
- Marciel Gering de 17 anos, filho de agricultor familiar e estudante foi impedido de exercer a função de feirante na Praça do Papa.
Nós agricultores estamos indignados com as leis que temos em nosso País, pois o menor é protegido por lei quando mata, rouba, se droga, trafica, mas é punido quando que começar uma vida digna, respeitando a Natureza e trabalhando na agricultura familiar orgânica. Sócio da Amparo Familiar, foi impedido de comercializar seu produtor na Feira Orgânica por fiscais que alegaram ser ilegal o trabalho infantil.
Na Cultura Pomerana se ensina conciliar estudos com trabalho junto a família desde novo, assim aprendem a gostar e ajudar nas atividades valorizadas na família.
Selene Hammer Tesch
Presidente da Associação
Alto Santa Maria do Jetibá.

REALIDADE
A lei quando no gabinete refrigerado e executada sem um entendimento das condições da realidade, tem possibilidade de naufragar em erros irreparáveis. A lei preparada, feita e sacramenta dentro de uma ótica míope e discriminatória, sem levar em conta o fato concreto e no seu devido lugar e tempo, tende a sucumbir e causar problemas que imaginava estar resolvendo.
A realidade rural é bem diferente da realidade urbana. Impedir que um jovem de 17 comece a trilhar o seu caminho de agricultor, sob alegação de protege-lo, é um equivoco. Marciel estudou na Escola Família Agrícola de Alto Santa Maria, município de Santa Maria do Jetibá.
Pode-se votar aos 16, para vereador, prefeito, deputado, senador e presidente da República, mas se é impedido de trabalhar e dar seguimento ao que aprendeu com a família - ser agricultor – e desenvolveu na escola.
Quem é o agricultor para enfrentar as leis da cidade, que o discrimina. Mas os seus companheiros e companheiras da Feira Orgânica da Praça do Papa, em Vitória e que é realizada nas tardes das quartas  feiras, dentro da sua grandeza de espirito de fraternidade e solidariedade, resolveram congelar a sua vaga, não permitindo que ela seja ocupada por nenhum outro feirante, até que Marciel Gering complete os 18 anos exigidos pela lei, para ter o seu posto de venda, onde ele venderá diretamente aos consumidores, eliminando o intermediário. Temos ainda o fato que ele venderá produtos limpos, que para serem produzidos não tiveram o uso dos adubos químicos e dos venenos.
Marciel Gering, o vendedor de saúde, você e seus companheiros e companheiras produtores orgânicos são exemplos. Nós, consumidores e consumidoras, aguardamos os seus 18 anos. Em 2013 Marciel vai completar 18 anos e vai poder trabalhar na feira orgânica da Praça do Papa em Vitória. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário