quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Dicas para evitar a dengue no verão



O verão está chegando e esta, geralmente, é uma época em que a proliferação do mosquito da dengue. Para evitar essa situação e continuar com baixos índices da doença em Colatina, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está divulgando algumas dicas para que todos possam continuar fazendo a sua parte.
É importante não jogar lixo nas ruas e eliminar qualquer objeto que possa acumular água. As pessoas que possuírem vasos de plantas devem encher os pratinhos com areia até a borda; todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas, devem ser jogados no lixo; se precisar guardar garrafas, elas devem ficar sempre de cabeça para baixo; os pneus velhos devem ser guardados em locais onde não peguem chuva. Além disso o morador não pode se esquecer de cobrir a caixa d’água, para evitar que o mosquite deposite seus ovos no local.

Redução dos casos
Graças ao constante trabalho de conscientização realizado pelo CCZ, o número de casos de dengue em 2012 caiu 96% em relação a 2011. Segundo os dados registrados pela Vigilância Ambiental, em 2011 foram registrados 3,2 mil casos da doença, enquanto nesse ano foram registrados apenas 120 casos.
Além da conscientização da população, essa queda se deve a ações como mutirões de limpeza em terrenos baldios, melhoria da limpeza pública das ruas e eliminação de criadouros do mosquito em terrenos baldios da cidade.
Quem quiser denunciar situações que possam facilitar o avanço da doença no município, além de tirar dúvidas sobre a dengue e informar casos suspeitos para direcionar os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde, pode ligar para o Disque Dengue (0800 285 0160).

Texto: Felipe Storino
Foto: Divulgação PMC

assinatura_Dany




dengue.jpgdengue.jpg
180K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário