O acesso à comunidade de Duas Bocas, em Cariacica, foi asfaltado e a inauguração da obra ocorreuna manhã desta sexta-feira (28). O trecho, de aproximadamente seis quilômetros, foi pavimentadopelo Programa ‘Caminhos do Campo’, desenvolvido pelo Governo do Espírito Santo.
Para realizar a obra, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag),que coordena o ‘Caminhos do Campo’, investiu R$ 2,7 milhões. A pavimentação melhora também oacesso à Reserva Biológica de Duas Bocas, além de facilitar a vida dos agricultores e moradores notransporte de insumos, da produção agrícola, na chegada de linhas de ônibus, no acesso à saúde e àeducação.
“As novas estradas do Programa Caminhos do Campo levam não somente asfalto às Regiões maisdistantes do Estado, mas também cidadania e qualidade de vida. O nosso objetivo maior é fazer maispara quem mais precisa e, por isso, vamos ampliar os nossos investimentos por meio de convênio nosmunicípios em 2013”, destacou o governador Renato Casagrande.
“A chegada do asfalto a uma região como esta representa, primeiramente, melhor acesso àcomercialização dos produtos. Mas, como na área rural não se faz somente agricultura, a obrarepresenta mudança na dinâmica econômica da comunidade, podendo surgir novos negócios efacilitando o acesso ao agroturismo, à saúde e à educação”, pontuou o secretário de Estado daAgricultura, Enio Bergoli.
A chegada do asfalto beneficia diretamente 80 famílias de 10 comunidades no entorno da estrada. Aregião é grande produtora de banana, mas também produz café, aipim e hortaliças.
Apesar de localizada na Grande Vitória, os moradores da região de Duas Bocas enfrentavamdificuldades de locomoção pela estrada sem pavimentação, com lama, poeira e muitos buracos. “Osagricultores tinham mais dificuldade para transportar a produção por causa das condições da estrada. O asfalto melhorou muito nossa condição de chegar até a cidade”, afirmou o vigilante Sérgio Lippaus,morador da comunidade há 12 anos, que também cultiva banana e café.
‘Caminhos do Campo’ em Cariacica
A partir de dezembro de 2012, a Seag começou a realizar licitações para pavimentar mais 80quilômetros de estradas rurais capixabas. Dentre os trechos que serão contemplados está mais um deCariacica. Por meio do Programa ‘Caminhos do Campo’, a rodovia que dá acesso à localidade de RodaD’Água e à comunidade de Cangaíba vai receber asfalto nos 8,4 quilômetros de extensão.
Centenário da Reserva Biológica de Duas Bocas
A Reserva Biológica de Duas Bocas é uma Unidade de Conservação de 2.910 hectares localizada naárea rural de Cariacica e gerenciada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos(Iema). Foi criada inicialmente como Reserva Florestal e, em 1991, por meio da Lei Estadual nº 4.503,teve sua categoria redefinida.
Em sua área está localizada a represa de Duas Bocas - inaugurada pelo presidente Getúlio Vargas -,que é abastecida pelos rios Pau Amarelo, Panela e Naia-Assú. A unidade faz parte do CorredorEcológico Duas Bocas - Mestre Álvaro.
Como se trata de uma reserva biológica, o acesso é restrito, não sendo aberta a visitantes e turistascomo um parque natural. As principais atividades realizadas são recepção de estudantes, pesquisascientíficas e fiscalização. A reserva representa um importante fragmento florestal de Mata Atlântica embom estado de conservação e abriga fauna rica e diversificada, com espécies raras e ameaçadas deextinção.
O ano de 2012 foi marcado pela comemoração dos 100 anos de preservação ambiental na região deduas Bocas e pelo registro de animais como a onça parda, jaguatirica e urubu-rei - espécie que atéentão só havia sido encontrada em cativeiro no Espírito Santo.
Assessoria de Comunicação da Seag Léo Júnior (27) 3636-3700 / 9942-9616 leonardo@seag.es.gov.br Mike Figueiredo (27) 3636-3651 / 9704-2843 mike@seag.es.gov.br www.twitter.com/seages www.facebook.com/SeagES
Nenhum comentário:
Postar um comentário