Publicada em 07/10/2014, às 12h37
Divulgação Semus

Livro reúne várias receitas culinárias dos pacientes da Unidade de Saúde de São Cristóvão
Com o objetivo de estimular os moradores a adotar hábitos mais saudáveis e valorizar a qualidade de vida a partir da alimentação, a Unidade de Saúde (US) de São Cristóvão fará nesta quarta-feira (8), às 8h30, o lançamento do "Livro de Receitas". Trata-se de uma obra que foi construída pelos vários grupos de promoção da saúde e prevenção de doenças mantidos pela US.
A proposta inicial era conhecer como os participantes do grupo de hiperdia, pacientes hipertensos e/ou diabéticos, relacionavam-se com a restrição alimentar e quais eram as alternativas adotadas para contornar as dificuldades em resistir a certos alimentos.
"Começamos a pedir a essas pessoas que trouxessem as suas receitas preferidas. Apesar de saberem do risco de certos alimentos, ainda assim percebíamos em diversas receitas o consumo irregular de ingredientes que certamente deveriam ser evitados", contou a diretora da US de São Cristóvão, Suely Rodrigues Rangel.
De forma bastante leve, os profissionais de saúde da unidade que acompanham os grupos, como psicóloga, enfermeira e assistente social, foram realizando adaptações às receitas, juntamente com os participantes, resultando no "Livro de Receitas".
"Esse livro vem carregado de receitas culinárias que traduzem o jeitinho de viver de muitos pacientes atendidos na nossa unidade e também moradores do bairro Tabuazeiro", disse a diretora.
Ações
Divulgação Semus

Receitas enviadas pelos pacientes foram adaptadas pelos profissionais da unidade para uma alimentação saudável
Para a unidade, o resultado da experiência revelou um leque de possibilidades de ações em saúde que tiveram desdobramentos, principalmente, com os grupos de hiperdia, como os "momentos de reflexão".
Segundo a diretora, as doenças crônicas não transmissíveis vêm apresentando um crescimento alarmante, com destaque para a hipertensão arterial e diabetes. "Por isso, a unidade entende a necessidade de implementação de estratégias de saúde por meio de ações integradas e intersetoriais".
Além da reunião das receitas, os profissionais da unidade coletaram material reciclado para a montagem do livro, que teve, ainda, a colaboração da Oficina de Talentos com as ilustrações. "É um livro construído por muitas mãos. É um livro de contribuição, e essa palavra no dicionário significa concorrer para a realização de um fim", revelou Suely.
Informações à imprensa:
Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102
Com edição de Matheus Thebaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário