quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Programa Mais Médicos restabelece atendimento em Taquara, na periferia de Serra (ES)


ImprimirE-mail
Com as unhas do pé pintadas no chinelinho diminuto, enfeitado com a imagem de uma princesa da Disney, Ana Beatriz Mota Pereira, de 2 anos, aguardava sua vez de ser atendida no posto de saúde de Taquara I, na periferia de Serra, município a 15km de Vitória, no Espírito Santo. Na primeira consulta com o Dr. Orelys Reyes Madrazo, médico cubano do Programa Mais Médicos, foi diagnosticado um quadro de bronquite asmática, e agora Ana Beatriz retorna ao posto periodicamente para seguir o tratamento e ser avaliada.
“Eu fico rindo dele às vezes porque ele fala engraçado, mas entendo tudo o que ele diz. A gente está seguindo o tratamento que ele mandou direitinho”, conta Leonara Pereira, 19 anos,  tia da paciente. “Eu também me trato com ele, e gosto desse médico. Eu estava com uma infecção, alguma coisa no sangue eu acho, mas já fiquei boa, e a Ana já está melhor também”, simplifica.

Aos 39 anos, esta não é a primeira vez que o Dr. Orelys sai de Cuba para trabalhar em – como ele mesmo define – uma  missão humanitária internacional. “A demanda aqui é bem alta. Os casos mais comuns são diabetes, hipertensão e problemas relacionados a má nutrição, geralmente pela ingestão de gorduras e açúcares em excesso”, conta o médico, especialista em atenção básica, comunitária e familiar.

Com uma população de aproximadamente 5 mil pessoas na região, a Unidade Básica de Saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Taquara I foi inaugurada em junho de 2010. Em março deste ano, foram iniciadas as obras para uma grande reforma na unidade, com previsão de conclusão para agosto próximo. As paredes recém pintadas e revestidas de azulejos, com um novo consultório odontológico, salas de preparação e enfermagem, triagem, vacinação, coletas e exames laboratoriais, esterelização e o ambiente revitalizado fazem com que a gerente de serviços de saúde Zilá Gonçalves Fausto, 55 anos, responsável pelo posto desde o ano 2000, abra um sorriso de orelha a orelha: “Estou tão feliz com essa reforma que fico com vontade de mostrar todos os detalhes. Sabe quando a gente tem uma casa nova e quer mostrar para todo mundo? É a mesma coisa: este lugar é a minha casa”.

A atenção primária à comunidade inclui o atendimento básico à grávidas de baixa complexidade e recém-nascidos. Além do Dr. Orelys, a equipe conta com uma ginecologista de apoio, que trabalha no posto duas vezes na semana, e uma pediatra de apoio, com a mesma carga horária, além de uma médica de suporte oriunda doProvab, que chegou no posto há um mês. “Apesar do número de pacientes, o trabalho flui bem porque a equipe está integrada, e a gerente tem bastante experiência. A gente faz uma agenda programada de atendimentos, e isso organiza muito o trabalho”, conta o médico.

Com uma central de marcação de consultas, apenas os casos mais graves são encaminhados para especialistas e hospitais. Atualmente são 30 funcionários na unidade, sendo 11 da equipe de saúde da família. Foi em dezembro de 2013 que a unidade recebeu o reforço do Programa Mais Médicos, e o Dr. Orelys começou a trabalhar no posto. “Nós fomos premiados com a vinda dele para cá. Ele é um médico sensacional”, diz Zilá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário