terça-feira, 28 de outubro de 2014

Ações preventivas para minimizar impactos no período de chuva em Cariacica

IMG_8480

  • postado em 28 out 2014
  •  
  • Por 
  •  
  • em Segurança Pública e Defesa Social – SEMSEP
  •  
  • Fotos: Lucas Calazans
  • O combate a enchentes e deslizamentos foi uma das ações preventivas que a Prefeitura de Cariacica realizou durante todo o ano. Assim, para evitar nova situação de calamidade, a administração tem viabilizado a construção de muros de contenção de encostas. Até o momento, a Semob entregou quatro muros de arrimo em Sotelândia, São João Batista, Itanguá e Porto de Santana. Outros dois estão em construção. A administração municipal busca ainda recursos para construir outros 11 muros. O Governo Federal pré-aprovou quatro projetos de reconstrução das áreas afetadas que somam R$ 6,9 milhões. O município enviou as documentações exigidas e aguarda o repasse da verba.
    Os trabalhos de prevenção decorrem do ‘Comitê de Prevenção de Desastres Naturais’ e tiveram início em janeiro deste ano e foram executados pelas secretarias de Obras (Semob), Serviços (Semserv) e pela Segurança Pública e Defesa Social (Semserv) que  realizou, até agora, a limpeza de 130 canais e galerias. As ações atenderam 80 bairros, totalizando uma área de 42 km de extensão. “Essa prática é contínua que tem o objetivo de manter livres os cursos d’água, reduzindo assim, os riscos de alagamentos”, esclarece a secretária da pasta, Ana Flávia Ferron.
    Segurança
    A Defesa Civil de Cariacica elaborou o primeiro Plano de Contingência do município. Nele estarão definidas as medidas a serem adotadas em períodos emergenciais, como mapeamento de possíveis locais de abrigo e atendimento aos atingidos, como também ações preventivas (campanhas de conscientização e obras de redução dos impactos das chuvas). O projeto foi construído com o apoio das secretarias de Obras (Semob), Serviços (Semserv), Assistência Social (Semas) e Segurança Pública e Defesa Social (Semsep).
    Segundo o coordenador Operacional, Alexandre Ribeiro, para melhor atender a população, a Defesa Civil foi reformulada e passou a funcionar em plantão operacional de 24 horas. A equipe do órgão foi dividida em duas gerências: uma operacional, para atender os chamados da população e outra de prevenção, para buscar medidas que possam diminuir os estragos em desastres naturais. “Realizamos o mapeamento das áreas de risco do município e dos rios Formate e Marinho e mantemos uma vigília preventiva de 24h por dia, com auxílio dos próprios moradores, antecipando-nos quanto aos momentos de risco”, explicou Ribeiro.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário