segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Escola de Novo Brasil, CARIACICA, conquista quinto lugar em prêmio de Meio Ambiente

Horta_EMEF_Euvira_Benedita (960x1280)
Os estudantes montaram uma horta nos fundos da escola com pés de alface, taioba, coentro e cebolinha
Com o projeto “Quem planta colhe. O que você tem plantado?”, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Euvira Benedita Cardoso da Silva, de Novo Brasil, conquistou o quinto lugar na categoria Projeto Escola do 23º Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente (Pamma). A Emef criou uma horta orgânica em um terreno que não era utilizado, com plantação de alface, taioba, coentro e cebolinha.
Alunos, funcionários e professores se envolveram no projeto, que foi concebido após um curso de formação realizado pela ArcelorMittal, com parceria da Secretaria de Educação (Seme). A coordenadora da unidade, Larissa Fazolo, foi quem participou da palestra e levou a ideia para a escola. “Estamos muito felizes com o reconhecimento do nosso trabalho e orgulhosos dos nossos alunos. Foi um projeto que envolveu todos e que teve uma repercussão muito grande entre os estudantes. Eles mesmos organizam a horta e fazem o cultivo. A gente só precisa acompanhar”, relata.
A primeira “safra” foi tão boa, que até uma feira foi realizada para distribuir as folhas para a comunidade. Com a conquista do quinto lugar, a escola receberá R$ 1 mil para ser aplicado em projetos de responsabilidade socioambiental. O prêmio será entregue no dia 13 de novembro, em uma cerimônia da Fundação ArcelorMittal Brasil, em Belo Horizonte.
O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente acontece entre escolas e filhos de funcionários da companhia. Segundo a instituição, aproximadamente 70% dos alimentos que chegam à mesa são provenientes de produção familiar. Entretanto, o país ainda batalha para combater a fome e garantir uma alimentação adequada à população. A agricultura familiar é vista como um caminho viável para reverter esse cenário, além de gerar renda para muitas famílias e reduzir a evasão rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário