quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Avaliação por SMS diz que 75% dos serviços de saúde são aprovados por munícipes de Vitória

Publicada em 15/10/2014, às 10h20

Kadidja Fernandes
Idosa sendo atendida por médica com adipômetro
Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai) foi o serviço da rede municipal de saúde que recebeu a maior nota no levantamento de setembro
Você sabia que um simples torpedo pode ajudar a melhorar o atendimento nas unidades da rede municipal de saúde e aprimorar os trabalhos dos profissionais? Em agosto, foi implantado na capital o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS.
Com os resultados, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) aprimora as práticas profissionais e otimiza os serviços, dentro da proposta de gestão compartilhada adotada pela administração municipal. O relatório do mês de setembro aponta maior adesão e aprovação dos pacientes.
Em agosto, foram enviadas 45.722 mensagens de texto para os munícipes atendidos em consultas agendadas. Dessas, 1.898 foram respondidas. Em setembro, 78.449 torpedos foram emitidos e, desses, 3.219 respondidos.
O balanço mostra que 75,33% dos munícipes avaliaram o atendimento como “bom e muito bom” (26,285), e “ótimo ou excelente” (49,05%). Já 11,59% deles apontaram os serviços como “regular” e 13,07%, “ruim ou péssimo”.
As maiores notas foram para o Crai (Centro de Referência de Atendimento ao Idoso), que recebeu a média de 9,14, e o Centro Municipal de Especialidades de São Pedro, com 9,07. Este, em agosto, havia recebido a nota 10 e liderou a lista.
"Esses dados vêm sendo medidos logo após o atendimento nas nossas unidades de saúde. O resultado mostra que estamos no caminho certo", salientou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Regiões

Arquivo PMV SECOM
Médica atendendo senhora
Unidade de Saúde do Bairro República pertence à Região Continental, que recebeu nota média de 7,9
A Região Continental ganhou nota média de 7,9, sendo que 80,44% classificaram o atendimento como 'bom/muito bom/ótimo/excelente', 10,95%, como 'regular' e apenas 8,61%, como 'péssimo/ruim/regular'.
Na Região Forte São João, a nota média foi de 7,88 e 79,84% classificaram o atendimento como 'bom/muito bom/ótimo/excelente', 9,47%, como 'regular' e 10,08%, 'péssimo/ruim/regular'.
A Região Maruípe recebeu nota média de 7,52, sendo que 76,61% classificaram como 'bom/muito bom/ótimo/excelente', 9,94%, como 'regular' e 13,44%, como 'péssimo/ruim/regular'.
Na Região de São Pedro, a média foi de 7,2, sendo que 68,38% classificaram como 'bom/muito bom/ótimo/excelente', 18,38%, como 'regular' e 13,24%, como 'péssimo/ruim/regular'.
Na Região de Santo Antônio, a avaliação dos serviços recebeu, em média, a nota 7,06, sendo que 69,9% dos participantes classificaram o atendimento recebido como 'bom/muito bom/ótimo/excelente', 12,62% como 'regular' e 17,47% como 'ruim/péssimo'.
A Região Centro recebeu nota média de 7,23, com 72% classificando o atendimento como 'bom/muito bom/ótimo/excelente', 13,71%, como 'regular', e 14,29%, 'péssimo/ruim/regular'.
No Centro Municipal de Especialidades (CME), a média foi de 8,64, com 89,89% dos pacientes classificando o atendimento como “bom/ótimo/excelente”.
Nos Prontos-Atendimentos (PA´s) da Praia do Suá e de São Pedro, as médias foram 6,08 e 6,45, respectivamente. No primeiro, 57,20% dos pacientes classificaram o atendimento recebido como 'bom/muito bom/ótimo/excelente' e, no segundo, 59,63%.

Critérios

As notas para análise são classificadas em quatro critérios: notas de 0 a 4 são classificadas como 'péssimo' ou 'ruim', têm o critério ‘inaceitável’ e devem ter ações corretivas imediatas; entre 5 e 6 (regular), o critério é 'minimamente aceitável' e as ações devem ser corretivas pontuais; e entre 7 e 10 (bom, muito bom, ótimo ou excelente), o atendimento é considerado ideal e os trabalhos devem ser de manutenção e incentivo.
A avaliação é encaminhada por celular para todos os usuários atendidos em consultas agendadas e encerradas na rede municipal de saúde. O sistema possibilita uma avaliação quantitativa e qualitativa (o usuário pode descrever a sua análise com até 160 caracteres). Dos 12,54% dos pacientes que expressaram comentários, 54,39% foram positivos, entre os quais o atendimento geral liderou a lista, com 37,53%.

Informações à imprensa:

Secom - Prefeitura de Vitória | Tel(s).: 3382-6128 / 3382-6129
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória


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