quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Filé de tilápia entra no cardápio de escolas municipais de Cachoeiro

Novidade vai diversificar, ainda mais, a alimentação escolar


Tem novidade na merenda das creches e pré-escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim. Nesta semana, em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, as unidades começaram a receber, pela primeira vez, o filé de tilápia, para preparo de pratos para os alunos.

O objetivo é diversificar ainda mais o cardápio das escolas de educação infantil, incentivando bons hábitos alimentares desde cedo. A carne do peixe é reconhecida por seus valores nutricionais e será mais uma fonte de proteína disponível nas unidades, que já recebem carnes bovina, suína e de frango.

“A tilápia é rica em ácidos graxos polinsaturados, como os ômegas 3 e 6 e, também, em vitaminas e minerais. É muito saudável e deveria ser incluída pelo menos uma vez por semana na alimentação das pessoas”, explica a gerente de Alimentação Escolar, Suellen Marinato.

Segundo ela, as crianças da educação infantil foram escolhidas para a introdução do novo ingrediente ao cardápio porque estão na idade de formar bons hábitos alimentares. “São crianças que ainda estão tendo o paladar estimulado. Os do ensino fundamental já têm gosto mais definido”, conta.
Três toneladas do peixe foram compradas de produtores do Assentamento Nova Safra, por meio da última chamada pública da alimentação escolar realizada pela prefeitura. Diversos produtos, como folhas, frutas e biscoitos caseiros, também foram adquiridos diretamente de agricultores, totalizando um investimento de R$ 1,2 milhão.

Mês da criança
Além de peixe, outros alimentos estão chegando às escolas municipais para o preparo de pratos especiais ao longo deste mês da criança: mel, frutas, iogurte, bebida láctea, queijo e requeijão receita de tortas.

Ao longo da semana, a Secretaria Municipal de Educação também reabastece as despensas das unidades com alimentos oferecidos rotineiramente, tais como arroz, feijão, macarrão, mingau, amido de milho, biscoito caseiro, vegetais e carne.


Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário