terça-feira, 21 de outubro de 2014

Dia de Campo para citricultores de Alfredo Chaves

Os produtores rurais de Alfredo Chaves terão oportunidade para aprimorar seus conhecimentos nesta sexta-feira (24), com a realização do Dia de Campo sobre a cultura da tangerina ponkan. O evento, que é uma  parceria entre a secretaria Municipal de Agricultura, do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) e da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura  e Pesca (Seag), será realizado na comunidade de Bom Retiro, no distrito de Ibitiruí.   

A programação está prevista para começar às 8h com palestras sobre manejo e adubação dos pomares, identificação de pragas e doenças, visitas aos cultivos e  finaliza com almoço de confraternização.

O Dia de Campo, de acordo o secretário municipal de agricultura, Antônio Carlos Petri, tem objetivo de aprimorar a produção da laranja e demonstrar aos produtores a melhor forma de cultivo e produtividade nas lavouras. “Vamos reunir várias palestras com uma equipe qualificada, composta por engenheiros agrônomos, técnicos e profissionais do campo. Vejo que temos uma grande oportunidade de diversificação agrícola no município com geração de mais emprego e renda para muitas famílias”, disse.

As atividades serão realizadas na propriedade do senhor Antônio Almonfrey.

Produção
A produção de cítricos por ano em Alfredo Chaves, que ainda está iniciando, gira em torno de 75 mil caixas, segundo o extensionista do Incaper, Alciro Lamão Nazarino. De acordo com ele, isso representa a injeção de mais de R$ 2 milhões na economia da cidade. “A citricultura expandiu positivamente e já representa uma ótima opção de cultivo”, disse.

O agricultor Vanderli Antônio Quintino (foto), da comunidade de São Joaquim de Crubixá, está otimista com sua lavoura. Ele, que plantou 1.500 pés da fruta, começou a cultivar a ponkan desde 2011. “É uma ótima cultura, eu e minha família estamos felizes com a produção”, conta. 

Alfredo Chaves faz parte do Pólo de Tangerina Ponkan do Estado e, de acordo com informações do Incaper.


Programação:

8h: recepção aos participantes
8h45: abertura
9h: Palestra: manejo de adubação dos pomares
Mediador: Dr André Guarçoni, pesquisador do Incaper
9h30: Palestra: Tratos culturais e manejo do pomar
Mediador: Sebastião Antonio Gomes, pesquisador do Incaper
10h: Identificação e manejo de pragas e doenças do pomar
Mediador: Dr Hélcio Costa e Dr José Salazar Zanúncio Junior, pesquisadores  do Incaper
10h30: visita aos pomares para reconhecimento é medida de controle no pomar referente ao temas abordados.
11h30min: encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário