quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Grupo para parar de fumar na unidade de Jardim Carapina

Os encontros começam nesta sexta-feira (17)
Simone Delevedove

Começa nesta sexta-feira (17), um novo grupo para pessoas que querem parar de fumar. O grupo será implantado na Unidade de Saúde de Jardim Carapina e lá 17 pessoas vão se encontrar para realização do tratamento. 
DivulgaçãoNovos grupos serão abertos no próximo mês
Estes grupos se reúnem semanalmente e o tratamento pode durar até três meses, dependendo do grau de dependência química. Os participantes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, médicos, psicólogos e dentista. E tem acesso ainda a medicamentos que auxiliam no período de adaptação sem o cigarro, como adesivos de reposição de nicotina, goma de mascar e comprimido que age no controle da ansiedade.
Para iniciar o tratamento, o paciente passa por uma entrevista com um assistente social e uma avaliação médica para verificar o nível de dependência.
O tabagismo é a principal causa de muitas doenças pulmonares, como a bronquite, o enfisema pulmonar, câncer de pulmão entre outras doenças.
O morador que tiver interesse em parar de fumar deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e se inscrever no Programa de Combate ao Tabagismo. Na consulta o paciente vai realizar o teste de Fagerstrom, que consiste em responder um questionário. A partir daí é feita a avaliação do paciente para inserção ou não no grupo.
Além da Unidade Regional de Saúde (URS) de Novo Horizonte (que já conta com o serviço), os novos grupos abertos no próximo mês serão nas Unidades Regionais de Jacaraípe, Feu Rosa, Boa Vista e Serra Dourada. 
Principais doenças causadas pelo cigarro:
- Câncer de pulmão
- Câncer de boca
- Câncer de laringe
- Câncer de estômago
- Leucemia
- Infarto do miocárdio
- Enfisema nos pulmões
- Impotência sexual
- Bronquite
- Trombose vascular
- Redução da capacidade de aprendizado e memorização (principalmente em crianças e adolescentes)
- Catarata
- Aneurisma arterial
- Rinite alérgica
- Úlcera do aparelho digestivo
- Infecções respiratórias
- Angina
Ao parar de fumar o risco de ter essas doenças vai diminuindo gradativamente e o organismo do ex-fumante vai se restabelecendo.

CRÉDITOS: Secretaria de Saúde | 16/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário