quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Cariacica é reconhecida pelas experiências bem-sucedidas na saúde

expoviges entrega de certificado

  • postado em 15 out 2014
  •  
  • Por 
  •  
  • em Sem categoria
  •  
  • Fotos: Divulgação
  • Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) conquistaram os dois primeiros lugares na 3ª Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Vigilância de Saúde do Espírito Santo (Expoviges) 2014. Um na categoria “Prevenção da dengue” e outro na categoria “Doenças e agravos não transmissíveis”. Além de participar da mostra com os melhores projetos, os premiados receberam um tablet.
    IMG-20141015-WA0004O auxiliar administrativo da Vigilância Epidemiológica, Welton Assis Sabino, foi quem desenvolveu o projeto referente à dengue. “Criei formulas para coletar automaticamente dados importantes sobre a dengue em planilhas do Excel. O cálculo de números de casos de dengue por bairros, por exemplo, agora é fornecido pela planilha, a partir do banco de dados da Vigilância Epidemiológica. Assim, não é mais necessário contabilizar caso por caso”, detalhou.
    Para Welton Sabino, o prêmio incentiva os servidores a desenvolverem metodologias que facilitem o trabalho em seu setor. Segundo ele, o mais importante em participar do evento foi poder socializar seu projeto, que também pode ser utilizado em outros municípios, e conhecer os estudos apresentados por outros profissionais.
    IMG-20141015-WA0005Patrícia Miquel foi outra funcionária da Semus que compartilhou sua experiência. Ela coordena o projeto Atenção à Pessoa Tabagista adotado em Cariacica. Por meio dele, as pessoas que desejam parar de fumar recebem apoio psicológico e remédios. Patrícia aperfeiçoou o Programa, implantando a sua forma volante de funcionamento. Sob sua coordenação, dois psicólogos e uma assistente social, lotados na Semus, saem para atender o público alvo nas oito unidades de saúde de referência no assunto.
    Ela explica que essa forma de trabalhar otimiza o serviço. “Mesmo com uma equipe reduzida é possível atingir um maior número de pessoas que residem em diferentes regiões de Cariacica”, avaliou a coordenadora. Para ela, ter seu projeto selecionado entre os melhores da Expoviges é uma forma de reconhecimento do trabalho diferenciado que foi desenvolvido para ajudar as pessoas a pararem de fumar.
    Expoviges
    Antes de chegar à Exposição, os trabalhos inscritos – por profissionais de todo o Espírito Santo – passaram por uma banca formada por técnicos. Esses profissionais selecionaram 47 estudos. Depois disso, os dois ou três melhores de cada área temática foram selecionados para apresentações orais, os 29 escolhidos concorreram a premiação.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário