quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Prova do Paebes será aplicada para 4.400 estudantes em Viana

Texto: Júlio Palassi / Foto: Arquivo/Secom16/10/2014 - 17:10 h

Na próxima segunda-feira (20) e na terça (21), 4.406 estudantes da rede municipal de Viana farão a 2ª Onda de provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). Serão 3.041 participantes do Paebes Alfa, que compreende alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental, e 1.365 do Paebes, que atende alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental.
A prova será aplicada em 19 escolas urbanas e 12 rurais nos horários frequentes de aula. O Paebes foi instituído pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em 2008 com o objetivo de diagnosticar o desempenho dos estudantes e subsidiar políticas públicas para a melhoria do processo das aprendizagens dos estudantes das redes públicas do estado e das escolas particulares participantes.
O programa também visa a diagnosticar o desempenho dos alunos em diferentes níveis de escolaridade e áreas do conhecimento, além de subsidiar a implementação, a reformulação e o monitoramento de políticas educacionais. O Paebes Alfa 2ª Onda avaliará os estudantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, que farão prova de Língua Portuguesa e de Matemática.
Já os estudantes do 5º ano, além de Língua Portuguesa e de Matemática, serão avaliados em Produção Textual. Aos alunos do 9º ano, é incluída a disciplina Ciências Humanas. “Além dos testes, o programa também avalia, por meio de questionários, os professores e diretores das escolas”, acrescentou Maria Claudia Morellatocoordenadora das Avaliações Externas da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Os estudantes do 5º e do 9º ano também responderão ao questionário. Já os alunos do 1º, 2º e 3º ano levarão para casa o questionário para ser preenchido pelo seu responsável. “É de extrema importância que as unidades de ensino e os pais incentivem os estudantes de forma efetiva, pois a avaliação também é uma das ferramentas que contribuem diretamente para o desenvolvimento estudantil das crianças”, destacou a coordenadora.
De acordo com Maria Claudia, os resultados serão divulgados por meio do Boletim de Resultados da Escola, no Portal do Paebes (www.paebes.caedufjf.net) e estarão disponíveis também no site da Sedu (www.sedu.es.gov.br). O acesso será por meio de senha destinada a cada escola.
Os resultados das avaliações são repassados às escolas. “Após a análise, cabe aos pedagogos e professores reverem projetos pedagógicos que possam definir mais claramente metas de aprendizagem e desenvolverem novas metodologias e estratégias de ensino”, comentou Maria Claudia.
Em abril deste ano, escolas municipais participaram do Paebes Alfa – 1ª Onda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário