terça-feira, 21 de outubro de 2014

Em Vitória Consultório na Rua recebe premiação em mostra de experiências em saúde

Publicada em 21/10/2014, às 12h42

Elizabeth Nader
Carro Consultório na Rua
Equipe do Consultório na Rua percorre as ruas para prestar atendimento em saúde a pessoas em situação de rua
Caráter inovador, sustentabilidade e alinhamento com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) foram alguns dos critérios que fizeram com que o trabalho do programa Consultório na Rua da Unidade de Saúde de Vitória fosse premiado em primeiro lugar na área "Atuação e integração das ações de vigilância em saúde e atenção primária à saúde" na 3ª Mostra Competitiva de Experiências Bem-sucedidas em Vigilância em Saúde.
Enfermeira da unidade, Caroline Araújo Valls realizou a apresentação do trabalho "O papel do Consultório na Rua - equipe Vitória na prevenção, detecção, tratamento e controle de doenças transmissíveis – Sífilis, HIV, Hepatite B e C – nas pessoas em situação de rua: utilização de testes rápidos". O evento aconteceu em Guarapari, nos dias 7 e 8 deste mês.
Como prêmio, a enfermeira recebeu um notebook, oferecido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), e terá o resumo do seu trabalho publicado nos Anais do evento.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da equipe da Unidade de Saúde de Andorinhas, realizou também uma apresentação do trabalho "Tratamento diretamente observado para portadores de tuberculose, realizado pela equipe do Consultório de Rua de Andorinhas – Vitória: relato de caso". Esse trabalho foi apresentado pela psicóloga Joana Oliveira de Brito Rodrigues, na área de doenças negligenciadas.

Mostra

O objetivo da mostra é promover o debate de temas importantes para a consolidação do SUS e premiar os profissionais e os serviços de saúde do Estado e dos municípios que se destacam no desenvolvimento de ações relevantes para a saúde pública.

Consultório

Consultório na Rua realiza um trabalho de atendimento aos cuidados básicos de saúde específico para os moradores de rua, muitos deles usuários de crack e outras drogas. O atendimento é feito em seus locais de permanência pelas equipes itinerantes. Ele integra o programa Onde Anda Você.
Quando necessário, essas pessoas em situação de rua são encaminhadas para outros serviços da rede municipal, como atendimento nas unidades de saúde, no Centro Municipal de Especialidades (CME), no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPSAD) ou em qualquer outro serviço de referência.


Informações à imprensa:

Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário