segunda-feira, 20 de outubro de 2014

UM REENCONTRO INESQUECÍVEL.



O texto que segue é uma tentativa de fazer uma volta ao passado de 22 anos, retornar ao ano de 1992 - o início do AGROTURISMO em Venda Nova do Imigrante.

No sábado 18 de outubro, como faço todos os sábados, primeiro vou reencontrar com meus amigos e minhas amigas agricultores familiares orgânicos na Feira da Praia da Costa, Vila Velha. Também encontro com pessoas da comunidade.  Depois vou até a loja do Vila Fruti, coisa que já tem bem mais de 10 anos desta rotina.

No sábado encontrei a alemã Maria Josefa Mullers Trakofler no Vila Fruti preparando e oferecendo para degustação uma carne deliciosa. Culinária é a especialidade dela, bem como um bom e agradável papo. Mas você pode estar se perguntando, onde entra o AGROTURISMO?

Em 1987 eu havia estado na França  com o agricultor João Batista Martins para participar de um congresso internacional de Escola Família. Depois fomos para a Itália e lá até a casa de Roberto Tessari e Tina Sartori, que possuíam uma propriedade de AGRITURISMO. Me lembro que eu e João falamos sobre a possibilidade do Espírito Santo ter este tipo de atividade.

Indo novamente a Itália em 1992 com João, minha esposa Eliane e Adelson Salvador - vice governador do Estado, voltamos a casa de Roberto e Tina.
Na volta fiquei sabendo que em Venda Nova do Imigrante as famílias Feitosa Altoé e Feitosa Perim estavam construindo o Alpes Hotel, fiz contato com Luiz Carlos Feitosa Perim e com Josefa, família Zorzal Carnielli, Caliman Lorenção e Cila Altoé, desta forma estava nascendo o AGROTURISMO. Uma ação construída por muitas mãos e mentes.

Estou fazendo este registro porque na loja do Vila Fruti, além da presença de Josefa e seu talento, nas prateleiras estão também os produtos Carnielli, Lorenção e Tia Cila. O Vila Fruti foi o primeiro estabelecimento da Grande Vitória a acolher os produtos, produtores e produtoras do AGROTURISMO. Daí o registro fotográfico deste retratista.

UM REENCONTRO INESQUECÍVEL.



Nenhum comentário:

Postar um comentário