quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Em CACHOEIRO Com médicos intercambistas, atendimentos de urgência têm queda


Diminuição foi de 48% nos casos de emergência

Além de ampliar a oferta de consultas em unidades básicas de saúde de Cachoeiro de Itapemirim, a atuação de 24 médicos intercambistas do programa federal Mais Médicos está contribuindo para reduzir o número de atendimentos no Pronto Atendimento (PA) do centro de saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), no bairro Baiminas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, entre junho e agosto deste ano, período em que todos os profissionais começaram a trabalhar, houve diminuição de 48% no número de atendimentos de emergência com necessidade de remoção para hospitais. Foram 199 a menos que os registrados entre março e maio (queda de 383 para 184).

Também no comparativo entre esses dois períodos trimestrais, 5.005 consultas simples deixaram de ser feitas no PPG: de 15.119 para 10.114, o que representa uma queda de 33,1%.
Já no paralelo entre os meses de julho, agosto e setembro de 2013 e 2014, a redução no registro de consultas simples realizadas no Paulo Pereira Gomes foi de 21,9% (de 12.998 para 10.141).
“A chegada dos novos médicos ao nosso município está garantindo mais agilidade nos atendimentos em nossas unidades de saúde, reforçando as ações preventivas e, consequentemente, colaborando para a melhoria do serviço do PA”, avalia o prefeito Carlos Casteglione.
Para o secretário municipal de Saúde, Edison Fassarella, os dados demonstram maior resolutividade dos casos na atenção básica nos primeiros meses de atuação do Mais Médicos no município, com estimativa de índices ainda melhores nos próximos meses.

Os médicos intercambistas, todos cubanos, estão distribuídos em 21 unidades de saúde de Cachoeiro, na cidade e no interior, compondo equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Juntas, essas unidades garantem cobertura a 81 mil moradores, quase 40% da população do município, estimada em 206.973 pelo IBGE este ano.


Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário