segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Atendimento odontológico para alunos da rede municipal da Serra


1.138 alunos recebem atendimento durante o ano inteiro
Simone Delevedove
Os 1.138 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) “Dilza Maria de Lima” e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Naly da Encarnação Miranda”, ambos no bairro Feu Rosa, contam com uma equipe odontológica durante todo o ano. 
DivulgaçãoOs profissionais trabalham com ações preventivas e curativas
O consultório foi montado dentro da escola e a equipe, além de realizar o tratamento odontológico curativo nos alunos, trabalha com a prevenção através da escovação supervisionada, revelação de placa, aplicação de flúor e palestras educativas, que também são dadas para os pais dos alunos.
Mensalmente, cerca de 130 alunos passam pelo atendimento curativo e 560 alunos recebem o tratamento preventivo.
 “Levar o conhecimento de saúde bucal, prevenção e promoção de saúde motiva os alunos, professores e comunidade para as práticas educativas. O objetivo principal é melhorar a saúde bucal da população, diminuindo o índice de cárie através dos ensinamentos e desenvolvimento do auto cuidado”. disse a dentista, Dra Marisa Galvão.
A dinâmica do atendimento começa no início do ano com um exame de necessidade de tratamento odontológico em todos os alunos. Aqueles que necessitarem de tratamento curativo receberão um formulário onde o responsável assina a autorização para a realização do mesmo. O aluno com autorização é chamado para tratamento e retorna quantas vezes forem necessárias para atendimento.
A Dra Rita de Cássia explica que “a escola é o local ideal para ações de promoção de saúde, por reunir crianças e jovens em faixas etárias propícias à adoção de medidas preventivas e educativas.”
Ela explica ainda que “trabalhando a saúde através da educação, contamos com agentes multiplicadores que são as crianças, professores e familiares. A proposta da atenção odontológica na primeira infância reduz a necessidade de ações especializadas na dentição permanente.”
Na EMEF é feita a escovação revelação de placa e aplicação de flúor duas vezes por ano com distribuição de kits (escova, fio dental e creme dental) para todos os alunos. No Cmei os alunos recebem kits duas vezes por ano, mas a e escovação é realizada mensalmente.
Urgências e emergências também são atendidas pela equipe, em casos de dor e traumatismos.

CRÉDITOS: Secretaria de Saúde | 20/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário