segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Até junho Programa Mais Médicos havia atendido 1,4 milhão de pessoas no Espírito Santo


Publicada em 24/06/2014, às 15h53 | Atualizada em 24/06/2014, às 16h02

Yuri Barichivich
Mais Médicos
Secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Heider Pinto, ministrou o seminário do programa Mais Médicos
Menos de um ano após a implantação do programa Mais Médicos, o Espírito Santo ampliou em 400 o número de profissionais atuando na atenção básica de 54 municípios. Quase 1,4 milhão de capixabas são atendidos pelo programa com assistência médica nas unidades de saúde.
Esses dados foram apresentados pelo secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Heider Pinto, no seminário "Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros", que aconteceu nesta terça-feira (24), no auditório da Casa do Cidadão, em Itararé.
O gestor destacou que, de acordo com levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, o Espírito Santo teve um aumento de 48% no número de consultas agendadas, que, em consequência, reduziu em 36% a quantidade de encaminhamentos para hospitais.
Além disso, mais de 12,4 mil novas vagas de residência médica vão garantir acesso universal à especialização, a partir de 2018. No Brasil, houve aumento de 528% na oferta de novas bolsas no período de 2010 a 2014. No Espírito Santo, foram 80 novas bolsas só este ano.

Avanços

A secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, destacou a importância do programa Mais Médicos. "O programa veio para auxiliar na saúde dos capixabas. Apesar de Vitória ser uma capital privilegiada, havia ainda algumas localidades que não estávamos conseguindo fazer um atendimento com qualidade e resolutividade. É um programa que já deu certo na nossa cidade e que resolveu problemas imediatos e trará grandes avanços para a saúde a médio e longo prazos".

Avaliação

Yuri Barichivich
Mais Médicos
Profissionais de saúde e gestores participam do seminário, que aconteceu no auditório da Casa do Cidadão
A aposentada Vera Lucia Machado da Silva, que tem 69 anos e é moradora de Vitória, confirma a avaliação positiva do Ministério da Saúde. "Quando alguém fala mal da saúde no Brasil, não aceito. Defendo, dou nota 10 para o posto. Lá, a médica me trata muito bem e a minha agente de saúde me visita sempre. Não me deixam largada. São muito bondosos comigo".
O seminário contou com a presença do representante da Secretaria de Estado da Saúde Anselmo Dantas, do professor da Ufes e tutor do Mais Médicos Rony Oliveira, do presidente do Cosems, Luiz Carlos Reblin, além de prefeitos, gestores em saúde dos municípios capixabas, conselheiros e profissionais ligados à área de saúde do Estado.

Mais Médicos

Lançado em julho de 2013 pelo Governo Federal, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de aperfeiçoar a formação de médicos na atenção básica, ampliar o número de profissionais nas regiões onde há escassez no país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.
Em Vitória, 11 profissionais começaram a atuar em Unidades Básicas de Saúde da Família em agosto de 2013. Atualmente, são 21 médicos distribuídos entre as 25 unidades que possuem equipes de estratégia da família. Os profissionais do programa cursam especialização em atenção básica, com acompanhamento de tutores e supervisores.


Informações à imprensa:

Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário