sexta-feira, 17 de outubro de 2014

kits de segurança e maquinário para catadores de materiais recicláveis em Cariacica

IMG_4560 copy

  • postado em 17 out 2014
  •  
  • Por 
  •  
  • em Meio Ambiente – SEMMAM
  •  
  • Fotos: Claudio Postay
  • IMG_4539 copyDezesseis kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foram entregues, nesta sexta-feira (17), aos catadores da Associação Beneficente dos Catadores de Material Reciclável (Acamarp), localizada em Nova Rosa da Penha II. Cada kit de EPI contém luvas, camisa, calça, botas e equipamento de proteção facial, como óculos.  Além disso, foram doados materiais de pintura para a revitalização do galpão
    Na ocasião, foi oficializada a entrega dos maquinários, a prensa e a empilhadeira. As máquinas, inclusive, já estão sendo usadas pela associação há dois meses para auxiliar na execução da prensagem do lixo. Os benefícios são fruto da parceria entre a Prefeitura de Cariacica e empresas do setor privado, como a Terca e a Tetra Pak.
    Na entrega, o prefeito Geraldo Luzia Junior destacou a contribuição dos catadores para tornar a cidade mais limpa. “Aqui, encontramos a solução para o problema do descarte irregular do lixo. É muito fácil reclamar da situação, mas fazer algo que transforme essa realidade são poucos que fazem. O benefício não é apenas para a família de vocês, catadores, mas para todas as famílias do município”, avaliou Juninho.
    IMG_4615 copy
    O prefeito Geraldo Luzia Júnior e o secretário de Meio Ambiente de Cariacica, Douglas Lougon, entregaram os kits à vice-presidente da Acamarp, Malvina Araujo
    Para a vice-presidente da Acamarp, Malvina Araújo, toda ajuda é bem-vinda e sua satisfação refletia no sorriso. “Agradeço por estarmos recebendo vocês aqui e pelos equipamentos que nos foram concedidos. É muito bom para o desenvolvimento do nosso trabalho”, pontuou. Ela também lembrou que esse é um resultado do diálogo com a Prefeitura e demais setores da sociedade. “Sempre estamos pedindo ajuda no que é necessário. Precisamos melhorar nosso trabalho, pois é daqui que tiramos  nossa renda”, revelou.
    Parcerias
    IMG_4519 copyA Gerência de Saneamento Ambiental, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) acompanha o trabalho realizado na associação. O secretário da pasta, Douglas Lougon, ressalta o compromisso com o grupo. “Entendemos a importância dessa iniciativa que atende a política nacional de resíduos sólidos. Por isso, reforçamos que estamos apoiando o trabalho realizado pelos catadores de Nova Rosa da Penha II”, garantiu.
    O galpão utilizado pela Acamarp é cedido pela Prefeitura de Cariacica. Para melhorar a infraestrutura e promover a revitalização do local, a Secretaria Municipal de Serviços disponibilizou material para adequação do piso. Esse serviço já foi realizado, agora, o próximo passo será a pintura externa e interna do espaço.
    A associação foi criada em 2001. O projeto, que reúne 14 associados, recicla, em média, 15 toneladas de resíduos mensalmente. A associação recebe da empresas parceiras e da Coleta Seletiva implantada no município materiais como cobre, alumínio, jornais, revistas, sacolas, plásticas, garrafas pet, copos descartáveis e embalagens tetra PAC que, depois viram renda para a comunidade.
    IMG_4624 copy

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário