quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Rede municipal de ensino de Vitória oferece 8 mil vagas para adultos concluírem estudos


Publicada em 29/10/2014, às 11h59 | Atualizada em 29/10/2014, às 12h13


André Luiz Silva Sobral
EJA Centro POP
Munícipes têm a oportunidade de concluir os estudos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Para muitos indivíduos que receberam apenas uma educação incompleta, a educação de adultos é o complemento do aprendizado básico ou profissional. Para outros, é a oportunidade de responder às exigências do mercado de trabalho. Em geral, é um meio de desenvolvimento individual para todos.
Nessa perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) convida os jovens com mais de 15 anos e adultos moradores de Vitória que não concluíram o ensino fundamental a voltar para a sala de aula e terminar os estudos. Para o ano letivo de 2015, o município está ofertando 8 mil vagas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 20 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef). As aulas acontecem à noite e o material escolar é gratuito.
A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, destacou a importância da matrícula na modalidade EJA. "São cerca de 50 mil moradores da capital acima de 15 anos que ainda não concluíram o ensino fundamental. Isso é um número expressivo, e nós temos condições de atender essas pessoas. Afinal, adultos com maior escolaridade podem melhorar suas chances no mercado de trabalho e seus padrões de vida".

Escolas

A lista de escolas que oferecem a modalidade pode ser conferida aqui. Na Emef Prof. Admaro Serafim de Oliveira, na Mata da Praia, as aulas também acontecem durante o dia, ampliando a oportunidade para os jovens e adultos que, por ventura, trabalham à noite ou são impossibilitados de frequentar as aulas noturnas.

Qualificação

Diego Alves
Vitória Alfabetizada
Volta à sala de aula abre as portas e traz novas perspectivas para os alunos na EJA(Ampliar imagem)
Em duas unidades, os alunos matriculados na EJA ainda têm oportunidade de frequentar cursos de qualificação profissional, o que pode ser um diferencial na hora de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. As secretarias municipais de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) e Educação (Seme) estão realizando os cursos de almoxarife e montador e reparador de computadores, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O curso de almoxarife é oferecido na Emef Ceciliano Abel de Almeida, em Itararé. Já o curso de montador e reparador de computador é ofertado na Emef Juscelino Kubitschek, em Maria Ortiz. "É mais provável que tenham um emprego bem remunerado ou que sejam capazes de se tornar profissionais autônomos, donos do próprio negócio, ou seja, pequenos empreendedores", ressaltou a secretária.

Matrícula e rematrícula

Para quem já faz parte da rede, a rematrícula acontece entre 3 e 14 de novembro. O procedimento poderá ser feito de qualquer computador pessoal com internet. Caso o aluno não possua o equipamento à disposição, a rematrícula pode ser realizada nos Telecentros da capital ou na própria unidade de ensino.
Quem ainda não está matriculado na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal deve participar da Chamada Pública Dia C, que acontece entre os dias 18 e 20 de dezembro. Nesses dias, o interessado em voltar a estudar deve procurar um dos postos de cadastramento do município e preencher um formulário de solicitação de vaga.
São três postos de cadastramento da rede pública de ensino: a Secretaria Municipal de Educação de Vitória (Seme), em Itararé, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alvimar Silva, em Santo Antônio, e a Emef Maria José Costa Moraes, em São José.

Impacto

Pesquisas demonstram que a escolarização dos pais, especialmente das mães, está associada positivamente com a participação e desempenho educacional dos filhos, pois entendem com mais facilidade a importância de garantir que frequentem a escola e obtenham uma qualificação que lhes permita, por sua vez, levar uma vida mais independente e ativa.
"Além disso, adultos com nível educacional mais elevado são capazes de cuidar da saúde e de se proteger de doenças de forma mais eficaz, sabem mais sobre as opções de planejamento familiar e os cuidados com crianças pequenas. Estão mais preparados para educar e proteger seus filhos de inúmeras situações do nosso cotidiano", disse a secretária Adriana Sperandio.
Matérias relacionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário