quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Alunos concluem Vitória Alfabetizada e querem continuar estudos na EJA

Publicada em 17/03/2014, às 07h05 | Atualizada em 17/03/2014, às 10h36

Yuri Barichivich
Vitória Alfabetizada
Alunos do Vitória Alfabetizada estão concluindo as aulas do projeto em Jardim Camburi
Yuri Barichivich
Vitória Alfabetizada
Sonhos e novas conquistas fazem parte dos novos planos dos estudantes
Identificar placas, ler a Bíblia e andar de ônibus são limitações que agora fazem parte apenas do passado recente dos alunos do Projeto Vitória Alfabetizada em Jardim Camburi. Para um grupo de 12 integrantes da turma, o desafio agora é outro. Eles se organizaram e já solicitaram à Secretaria Municipal de Educação (Seme) reserva de vagas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, que fica no mesmo bairro.
Essa turma será concluída agora em março, após oito meses de jornada de apropriação da leitura e da escrita. Engana-se quem pensa que os alunos vão parar por aí. Um novo ciclo será iniciado pela turma, e bastam apenas cinco minutos de conversa para notar a ansiedade dos alunos pela nova etapa de estudos. Expectativa e sede por conhecimento são alguns dos sentimentos que definem esse novo momento dos alunos.
"Participar do projeto foi bom, não só por aprender a ler e escrever, mas também pelas experiências adquiridas e vivenciadas durante as aulas. No momento, estou lendo bastante, anotando receitas que vejo nos programas de televisão e escrevendo cartas para meus familiares, que acompanham, torcem e incentivam o meu progresso. Não fico mais dependente de outra pessoa para poder escrever e isso me dá motivação para continuar. Minha ambição agora é poder finalizar meus estudos no ensino fundamental. Estou confiante e alegre por aprender algo novo a cada dia", pontuou a aluna Maria da Graças de Oliveira, de 63 anos.
"Fiquei muito animada com essa nova etapa. A satisfação de ter conseguido me formar com essa turma é imensa, uma vez que já tentei outras vezes e, por situações adversas, precisei desistir. Mas desta vez é diferente. Em apenas duas semanas, eu já conseguia escrever minha lista de compras sozinha e ler cada vez melhor. Meu objetivo agora é cursar e concluir o ensino fundamental. Sinto uma inquietação enorme com o que está por vir, mas sei que vou conseguir. Mal posso esperar para iniciar esse novo ciclo", contou Maria José Barbosa, de 55 anos.
Yuri Barichivich
Vitória Alfabetizada
Alunos foram alfabetizados durante oito meses em uma sala do Cmei Ana Maria Chaves Colares
Yuri Barichivich
Vitória Alfabetizada
Identificar placas, ler a Bíblia e andar de ônibus são limitações que agora fazem parte apenas do passado dos alunos

Satisfação

"Vencendo obstáculos, superando desafios, progrediam cada vez mais. Agora, estão realizando o sonho de poder ler e escrever por conta própria, ficando, assim, autônomos de seus próprios interesses. É fantástico poder fazer parte desse projeto. Tive alunos que não sabiam nem pegar em uma caneta e hoje estão lendo e escrevendo fluentemente. Digo que meus alunos são vencedores, uma vez que nunca desistiram e hoje estão com os objetivos conquistados em suas mãos, querendo cada vez mais", comemorou a professora Jairene Silva Brasil, que alfabetizou o grupo de adultos durante oito meses.
"A mudança foi por completo. Quando chegaram aqui, eram extremamente dependentes. Hoje, não precisam de alguém para 'traduzir' os sinais e dizer o que eles significam. Os estudantes saíram da escuridão e hoje estão refinando esse aprendizado ao se integrarem à modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA)", finalizou a professora.

Projeto 

Lançado em julho de 2013, o projeto conta com 307 alunos, que formam 17 turmas em 10 bairros de Vitória. O diferencial do programa está relacionado à integração de políticas públicas em que, além de assegurar a alfabetização, o público beneficiado terá oportunidade de, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), frequentar as aulas do curso Empreendedorismo e Associativismo.
Em seguida, o participante poderá ter acesso ao microcrédito, complementando o ciclo que emancipa o adulto para a condição de cidadania plena, com capacidade de alcançar sua independência e dignidade. Outro objetivo do Vitória Alfabetizada é proporcionar aos jovens e adultos a ampliação de seus conhecimentos do mundo, da cultura e de matemática, além de assegurar aos jovens e adultos a oportunidade de continuar os estudos por meio da EJA.
Matéria relacionada
Yuri Barichivich
AGOSTO 22_ AULA MAGNA DO VITÓRIA ALFABETIZADA
Projeto Vitória Alfabetizado foi implantado na capital em julho de 2013
Paula Barreto
Ensino Adulto Noturno
Alunos que concluem o projeto têm a oportunidade de manter os estudos na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA)


Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3135-1000 / 98889-6140 / 98139-7097
Com edição de Matheus Thebaldi
Com colaboração de Janaína Zambelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário