sexta-feira, 26 de julho de 2013

Teatro de fantoches e plantio de mudas para comemorar o Dia Mundial do Manguezal - VITÓRIA


André Luiz Silva Sobral
Ação conjunta de monitoramento do mangue
Vitória conta com uma área de 11 quilômetros quadrados de área de manguezal
O Dia Mundial do Manguezal é comemorado nesta sexta-feira (26) e, para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realiza algumas ações para mostrar a importância desse ecossistema para a sustentabilidade.
A primeira atividade acontece nesta sexta (26), às 16 horas, quando a bióloga da Gerência de Educação Ambiental Juliana Conde apresenta o teatro de fantoches "Amigos do Manguezal" para 50 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Madalena de Oliveira, em Jardim Camburi.
Essa peça faz parte do projeto Mangueando na Educação, que foi um dos escolhidos na época da Rio+20 para fazer parte do livro "Projetos Ambientais de Sucesso Desenvolvidos nas Capitais Brasileiras". Em 2009, ele ganhou o prêmio Ecologia.

Educação

O projeto Mangueando na Educação já atendeu 20 mil alunos em 72 escolas públicas e particulares de nível fundamental, médio e superior, inclusive em unidades de outros municípios, nos seus seis anos de existência. Foram atendidos 27 Emefs, 18 Cmeis, oito instituições particulares, quatro instituições estaduais, seis instituições de nível superior e apoio a nove instituições escolares de outros municípios.
Além do público escolar, o projeto também desenvolve atividades junto a grupos organizados; frequentadores e proprietários de bares e restaurantes; catadores de caranguejo; paneleiras; marisqueiras/desfiadeiras de siri; casqueiros; pescadores; instituições envolvidas com o tema e população em geral.

Plantio de mudas -

Outra ação importante em comemoração ao Dia Mundial do Manguezal é o plantio de 500 mudas em uma das regiões de mangue de Vitória, a ser definida pela Coordenação de Unidades de Conservação, na manhã desta terça-feira (30). 
A bióloga e coordenadora da Estação Ecológica Ilha do Lameirão, Andrea Campos Rocha, explicou que o plantio das mudas só não foi possível nesta sexta-feira (26) pelo fato de a maré estar alta.
André Luiz Silva Sobral
Ação conjunta de monitoramento do mangue
Mangue é muito importante para o equilíbrio ecológico e para a sustentabilidade
Vitória conta com uma área de 11 quilômetros quadrados de área de manguezal. O mangue é muito importante para o equilíbrio ecológico e é considerado o berçário do mar. Ele também é essencial pelos recursos naturais que produz e que servem de sustento a famílias de pescadores e catadores de crustáceos, como o caranguejo.
Do manguezal também é extraído o tanino, retirado da casca de uma de suas espécies, o mangue vermelho (Rhizophora mangle L.), e utilizado na confecção das panelas de barro, um dos orgulhos da cultura local.
Devido à importância ambiental, social, cultural e econômica do manguezal, a Prefeitura de Vitória realiza diversas ações de proteção e recuperação desse ecossistema, que incluem a Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão, o Parque Natural Municipal Dom Luis Gonzaga Fernandes (Baía Noroeste) e as áreas remanescentes de manguezal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário