segunda-feira, 1 de julho de 2013

O contato de pipas com a rede elétrica prejudica a população e pode causar acidente


Férias escolares aumentam índice de atendimentos de emergência e desligamentos de energia elétrica por conta de pipas

Vitória, 01 de julho de 2013 - Com a proximidade das férias de julho, uma das brincadeiras favoritas das crianças é empinar pipas. Porém, esse passatempo pode se tornar perigoso se alguns cuidados não forem tomados. Além de provocar o desligamento da rede elétrica, com prejuízo a todas as residências no entorno, esta ação pode causar graves acidentes.
Nos períodos das férias são registrados os índices mais altos de atendimentos de emergência e desligamentos de energia elétrica por conta de pipas. Para se ter uma ideia, durante todo o 2012, o número de ocorrências ocasionadas por pipas na rede elétrica da EDP Escelsa foi de 2.125. Deste total, o mês de julho foi o que apresentou o maior índice, com 455 incidentes, representando 21% do total de interrupções causadas pela brincadeira.
Com intuito de evitar acidentes, a EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, busca conscientizar a população e alertar crianças e adultos quanto aos perigos de empinar pipas próximas à rede elétrica. Para que a brincadeira aconteça de forma saudável e sem nenhum acidente é importante procurar locais descampados e longe da fiação elétrica e, ainda, que não esteja chovendo.
Muitos acidentes acontecem quando a pipa fica presa à rede elétrica e as crianças tentam retirá-la utilizando materiais condutores, como barras metálicas. Um acidente causado por descarga elétrica pode deixar sequelas e, em casos mais extremos, a morte. Existe ainda o perigo de queda, em função do impacto causado pelo choque, e de queimaduras graves.
“O uso de cerol (pó de vidro com cola), além de ser um risco para motociclistas e pedestres, também oferece perigo no contato com a rede de energia. Isto porque ele corta a camada de borracha que reveste os fios, o que permite a transferência de corrente elétrica e pode provocar um curto, já que os circuitos possuem um dispositivo de segurança contra a intervenção de objetos na rede e, quando isso ocorre, se desligam automaticamente”, explica o diretor Técnico e de Ambiente da EDP Escelsa, Fernando Saliba.
A EDP Escelsa alerta ainda que jogar, propositalmente, objetos estranhos contra a rede elétrica, como pedras, sapatos, “lança-gato” (pedra presa a uma linha) ou qualquer outro material que seja condutor de energia pode ser fatal durante o resgate de uma pipa.
Visando garantir a segurança das pessoas e instalações, evitar acidentes e prevenir eventuais problemas com o serviço de distribuição de energia, a Distribuidora alerta que é expressamente proibido entrar nas subestações de Distribuição para recuperar suas pipas.
É importante ressaltar que a EDP Escelsa não é contra a antiga e popular brincadeira das pipas, mas com esses cuidados as férias serão mais divertidas e seguras.

Confira algumas dicas de cuidados com a brincadeira
·        Não solte pipas perto da rede e fiação elétrica. Prefira os campos abertos ou parques;
·        Se a pipa enroscar nos fios da rede elétrica, não tente tirar, pois ao puxar o brinquedo, os fios podem se tocar, provocando curto-circuito e rompimento de cabos, isso ocasiona falta de energia e pode causar graves acidentes. 
·        Não solte pipa em dias com chuva ou relâmpagos, isso aumento o risco de sofrer uma descarga elétrica. 
·        Não use cerol na linha da pipa, que, além de ser proibido, constitui um grande risco para as pessoas, podendo cortar a rede elétrica ou provocar acidentes graves com ciclistas e motociclistas.  
·        Evite usar linhas metálicas ou fitas magnéticas (de vídeo, K7), que são materiais condutores de energia elétrica e podem causar acidentes. 
·        Não suba em telhados, lajes, postes ou torres para empinar ou recuperar pipas. 
·        Nunca tente retirar as pipas e rabiolas engatados na rede elétrica. Esse tipo de situação é responsável por boa parte das interrupções no fornecimento de energia elétrica e podem causar acidentes fatais.


Sobre a EDP Escelsa - A EDP Escelsa é distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, com atuação no Espírito Santo. Atualmente atende a 1345 milhão de unidades consumidoras, em  70 municípios capixabas.
Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário