segunda-feira, 15 de julho de 2013

Jovens fazem a festa no relançamento do Programa Adolescente Cidadão - SERRA

Evento foi realizado no último sábado no Parque da Cidade
Jovens estudantes da rede municipal de ensino da Serra fizeram a festa no Parque da Cidade na manhã do último sábado (13). Com música, dança, arte, literatura e esporte, eles comemoraram o relançamento do Programa Adolescente Cidadão (PAC), que irá qualificar cerca de 2 mil adolescentes até o final do ano.
Marcos Ribeiro/PMSPrograma Adolescente Cidadão foi relançado no último sábado (13)
"O Programa Adolescente Cidadão tem a importante missão de proteger os nossos jovens da violência e das drogas. Ele traduz o real significado do poder público, que é dar oportunidade as pessoas e servir sempre a população. É por isso estamos aqui. Vamos promover várias ações integradas que irão ocupar o tempo dos estudantes e ajudá-los a entrar no mercado de trabalho”, afirmou o prefeito da Serra, Audifax Barcelos.
Os adolescentes atendidos no programa são de 15 escolas localizadas em 12 bairros marcados pela vulnerabilidade social. Eles terão a oportunidade de ampliar e qualificar sua formação na dimensão social, cultural e cidadã e receberão orientações sobre suas escolhas profissionais, preparação para uma futura inserção no mercado de trabalho e até encaminhamento para estágio. Os jovens devem ser moradores do município da Serra e estarem devidamente matriculados nas escolas. Serão realizadas oficinas nas unidades de saúde dos bairros e nas escolas municipais, com o objetivo de informar e instruir os adolescentes, por meio de atividades lúdicas e atrativas.
O município da Serra tem uma população de 73.262 adolescentes e jovens com idade entre 10 e 19 anos (IBGE, 2010), o que representa um percentual de 18 % de sua população total.
O Programa visa ainda contribuir para a promoção e articulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento dos adolescentes do município da Serra, sendo uma porta de entrada para serviços e programas existentes para o cidadão serrano, uma vez que há encaminhamento dos jovens e suas famílias aos programas de acordo com suas necessidades e demandas.
O PAC se desenvolverá em quatro eixos: rodas de ação, envolvendo encontros com os alunos, pais e comunidade; atividades de esporte e cultura; cursos profissionalizantes (oferecidos em parcerias com a UFES e empresas); e estágio e acompanhamento.
As Rodas de Ação serão ministradas por educadores sociais da área de educação, saúde, cultura e esporte e a metodologia adotada privilegiará as discussões e reflexões com os grupos por meio de atividades criativas, que tenham significado para os adolescentes.
Serão discutidas questões importantes para os adolescentes como: sexualidade e gênero; informações sobre drogas; relações interpessoais e intergrupais; ética e cidadania; saúde e prevenção; esporte e cultura; vida escolar e orientação vocacional; preparação profissional; conhecimento do município e do bairro; direitos do adolescente; políticas sociais; sociedade política e sociedade civil e sustentabilidade.
O PAC foi instituído no município em 2006, em decorrência da realidade preocupante da adolescência serrana, sobretudo das classes populares, em relação à gravidez nessa faixa etária. Aliado a isso, os alarmantes dados sobre uso de drogas e violência em relação ao adolescente motivou a retomada do PAC, dando continuidade ao processo de qualificação da vida da adolescência serrana, por meio de uma serie de ações articuladas entre os diversos setores da municipalidade.

CRÉDITOS: Secretaria de Comunicação | 15/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário