segunda-feira, 22 de julho de 2013

Itapemirim fortalece aquicultura: prefeito entrega 24 tanques-rede no interior


O município de Itapemirim, entregou nesta quinta-feira (18), a produtores rurais de Coqueiros e Brejo Grande do Sul, 24 tanques-rede, para incentivar a produção de tilápias. Estiveram presentes durante a entrega, o prefeito municipal, Dr. Luciano de Paiva, o presidente do Incaper, Evair Vieira Mello, os secretários municipais Luciano Henriques (Agricultura e Desenvolvimento Rural) e José Arthur Marquiole (Aquicultura e Pesca), comunidade e produtores.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca, o produtor que tiver interesse no tanque-rede, terá que fazer o cadastro na Prefeitura e já possuir uma lâmina d’água de no mínimo 3m de profundidade, com água propícia para a criação de peixes. Além disso, é necessário requerer junto ao governo federal via prefeitura, cadastramento de aquicultor. Com esse cadastro, além dos tanques-rede, os aquicultores receberão vários outros benefícios.
Para Dr. Luciano, o homem do campo merece todo incentivo. “Estamos preparando um verdadeiro pacote de incentivos para nossos homens e nossas mulheres do campo. Vamos investir em tecnologia de ponta. Hoje temos um programa de melhoria da genética do plantel leiteiro, maquinário agrícola à disposição, suplemento na alimentação animal, estamos implantando o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), e muito mais. Também vamos investir pesado na produção de pescado. No litoral, iremos construir um moderno terminal pesqueiro e no interior estamos ampliando a aquicultura de forma permanente”, afirma o prefeito.
Entenda o programa
O município, por meio de suas secretarias, espera atender, nesta primeira etapa, 40 produtores. A meta é produzir no 1º ano de projeto cerca de 60 toneladas de tilápia. Itapemirim deverá investir, somente neste programa, cerca de R$ 1 milhão até o final de 2014.
Na segunda etapa, está prevista a construção de unidades de beneficiamento do pescado, para as localidades do interior. Além de ampliar para 200 o número de produtores atendidos.
Fotos: Exinho
Imagem inline 1
Imagem inline 2
Imagem inline 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário