sexta-feira, 26 de julho de 2013

Incaper realiza curso para capacitar piscicultores em Nova Venécia


25/07/2013 - 08h30min

Incaper

Com objetivo de capacitar os piscicultores da região de Nova Venécia, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, está realizando um curso de iniciação à atividade nesta quarta (24), quinta (25) e sexta-feira (26), no Assentamento Travessia.

“A demanda surgiu a partir de uma reunião realizada com o grupo de piscicultores de Nova Venécia. Eles alegaram que, apesar de já praticarem a atividade, realizarem compras conjunta de insumos, como ração e alevinos, eles viam a necessidade de receber assistência técnica e treinamento de mão de obra. Com essa capacitação, os produtores terão um melhor resultado e uma maior independência na realização da piscicultura,” afirmou a extensionista do Incaper, Alice Cristina Bitencourte Teixeira.

Esse grupo realiza reuniões a cada dois meses e já existe há dois anos. Foi formado pelo desejo dos produtores de realizar tal prática e ainda recebeu da prefeitura, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), 100 tanques-rede.

Alice Cristina ressalta ainda a intenção de investimento da prefeitura em apoiar a atividade. “A administração atual do município já criou uma lei municipal que autoriza o poder executivo a criar o programa de desenvolvimento da cadeia produtiva da aquicultura familiar e, dessa forma, pretende assegurar recursos para atividade e captar recursos federais por meio do ministério da aquicultura e pesca”, afirmou.

Após a realização dos cursos, a Secretaria de Agricultura, juntamente com o Incaper, estará, com o apoio da secretaria municipal de meio ambiente, legalizando a atividade dos aquicultores e cadastrando os mesmos no referido ministério.

Programação

Na programação do evento, serão abordados os seguintes temas: Introdução à Piscicultura Sustentável, Panorama da Agricultura, Condições Básicas para Implantação da Piscicultura, Fatores Físicos, Químicos e Biológicos, Implantação dos Tanques Rede, Noções de Manejo. Também haverá visita a propriedades e orientações aos produtores.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Hércules Nascimento
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário