terça-feira, 2 de julho de 2013

Especialistas indicam cuidados em situação de fortes chuvas - SERRA


É preciso também evitar o contato da pele com a água suja
Simone Delevedove
Para minimizar os efeitos das fortes chuvas junto à população, a equipe da Defesa Social indica alguns cuidados que devem ser tomados pelo cidadão, que também tem um papel importante para evitar enchentes na cidade. A principal atitude é descartar corretamente o lixo, pois resíduos como sacolas plásticas, papel e garrafas PET entopem bueiros ou provocam assoreamento em córregos, contribuindo para a ocorrência de alagamentos.
DivulgaçãoEm caso de emergência ligar para os números acima
Durante as chuvas é preciso tomar cuidado ao caminhar por ruas alagadas, que podem esconder buracos ou bueiros sem tampa e causar acidentes graves. As águas de enchentes também são foco de contaminação, por isso é necessário evitar o contato da pele com a água, ainda mais se ela estiver com pequenas feridas. 
As principais doenças relacionadas às enchentes são: febre tifóide, hepatite A, leptospirose e doenças diarreicas. Para evitar a contaminação por essas doenças é preciso evitar o contato com água e lama. Principalmente as crianças devem evitar as brincadeiras em lugares inundados. 
Ao sinal de chuva forte, o moradores de áreas sob risco de alagamentos devem tomar algumas providências: a primeira é ficar com os documentos pessoais em mãos e protegê-los em um saco plástico. Outra medida útil é ter em local de fácil acesso uma lanterna de pilhas, para se orientar à noite caso ocorra corte de energia.
Moradores de encostas com risco de deslizamentos devem tomar as mesmas providências acima durante as chuvas e observar se as árvores ou postes das proximidades estão se inclinando. Caso isso seja observado, bem como haja estalos na residência, é preciso sair do imóvel, procurar um lugar seguro e acionar a Defesa Civil.
Medidas
Em caso de contato com águas de chuvas e se a residência inundar, após as águas baixarem, o morador deve lavar e desinfetar o chão, paredes e objetos caseiros, utilizando água sanitária na proporção de quatro xícaras de café de água sanitária para um balde de 20 litros de água.
Os alimentos que tiverem contato com água suja não podem ser ingeridos, os mesmo devem ser jogados fora. A água deve ser fervida. Recomenda-se limpar as caixas d’água e o lixo deve ser colocado devidamente em sacolas, armazenando longe do solo e posto para a coleta pouco antes do caminhão coletor passar. Assim evita-se que ele fique espalhado pelas ruas, contaminando o ambiente e entupindo as galerias, o que dificulta o escoamento das águas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário