quinta-feira, 25 de julho de 2013

Domingos Martins precisa urgentes mudanças de pensamento para o turismo


QUAL É O SEGREDO DE SE TER UMA CIDADE TURISTICA?
Itamar Gurgel – Jornalista
DSC09894DSC00310 
Lendo alguns livros sobre prosperidade verifiquei que existem procedimentos comuns para desenvolver uma empresa ou uma cidade, sendo estes fatores determinantes para o sucesso almejado.
Comparando as premissas básicas descritas por estes autores renomados, pude ter clara percepção de como uma cidade ou região desenvolve sua vocação para e turismo e como algumas caminham para o sucesso e outras não. O dever de casa começa em definir coletivamente qual omodelo de turismo que esta cidade deseja. A partir daí, seguem-se as regras de ações internas e externas. As ações externas envolvem conhecimento comercial, administrativo e distribuição financeira, e as internas dizem respeito às pessoas e como elas pensam sobre o turismo e seu potencial. Temos ai dois modelos “mentais” – o da administração publica e o da educação do povo.
DSC00498DSC00506
Em relação à Região de Montanhas Capixaba, pergunto se Já paramos todos juntos e pensamos que tipo de situação temos ou queremos? O que pensamos sobre nosso local de vivencia? Quais são suas características? Que opinião tem as pessoas sobre cada uma de suas cidades? Como é o intercambio entre as pessoas e os respectivos setores políticos? As pessoas que aqui vivem acreditam no turismo como base de desenvolvimento?
Existe cidade no mundo (Domingos Martins) que tem características geográficas e peculiaridades naturais fantásticas, mas apesar disso ficam estagnadas em termos de turismo, operando com sucesso em poucos eventos, resultando assim uns 60 dias de rendimento positivo para o comercio e o setor de serviços, apesar de ter um potencial de funcionarem os 365 dias do ano.
 DSC09325
Pelo exemplo de Domingos Martins, é obvio que não basta ser bela, para o sucesso como em Gramado e Canela, é preciso mais, muito mais. É necessário que as pessoas que aqui vivem tenham convicção e visão de futuro, conhecimento de sua vocação. O caráter, o pensamento, as crenças destas pessoas que determinam o sucesso turístico de uma cidade, pois são pensamentos que modificam o meio.
Tem-se então que a chave do sucesso do turismo é despertar no povo a energia, o amor pela terra e o empreendedorismo para atrair e manter os turistas encantados e querendo ver mais e mais, de outro modo o turismo acaba, ou no nosso caso nem venha a acontecer.
Importante relembrar a história nesta situação. Algumas cidades já foram sucesso absoluto de turismo e hoje passam despercebida como ilustres desconhecida – lembram-se dos áureos tempos de GUARAPARI-ES aqui perto de nós? Ouro Preto-MG?  ? E tantos outros lugares que hoje não figuram mais com tanta importância no turismo e não vimos mais falar nelas da mesma forma como eram reverenciadas. E Gramado, nada mais era do que a passagem para ver a cascata do Caracol em Canela.
DSC09985
No turismo, boas raízes geram frutos, qual seja sua cultura, seu povo, sua gastronomia, seus modos de vida. Mas se não for regada suficientemente definha e até pode morrer. No nosso caso, nem existir como destino turístico e apenas como uma passagem para Pedra Azul, Venda Nova do Imigrante e outras.
Assim, se você deseja que a sua região ou sua cidade tenha futuro promissor, comece a pensar desta maneira, e se você quer morar em um lugar melhor seja você o melhor no que faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário