terça-feira, 9 de julho de 2013

Comitiva da Índia conhece a cafeicultura capixaba


08/07/2013 - 11h54min

DCM / Incaper
A comitiva da Índia esteve no Incaper e conheceu a cafeicultura capixaba.
Conhecimento e tecnologia tipo exportação. Mais de 30 produtores rurais indianos visitaram o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) na última sexta-feira (05). Eles vieram conhecer os trabalhos responsáveis pelo desenvolvimento da cafeicultura no Espírito Santo.

Uma apresentação técnica marcou o início da visita. Os indianos ficaram impressionados com a produtividade das lavouras de café do Espírito Santo, que passou de 8 sacas por hectare para 36 sc/ha. “Isso foi possível graças às pesquisas desenvolvidas pelo Incaper, que foram aplicadas no campo”, disse Romário Gava Ferrão, coordenador do programa estadual de cafeicultura e pesquisador do Incaper.

À tarde, a comitiva da Índia foi a campo, observar na prática os resultados obtidos pelo Incaper. Eles visitaram a propriedade do cafeicultor Edson Costalonga, em Timbuí, município de Fundão. As tecnologias desenvolvidas e recomendadas pelo Instituto foram adotadas na lavoura, o que garantiu excelentes resultados principalmente no que se refere à produtividade. A plantação chegou a produzir 158 sacas por hectare, e tornou-se unidade de referência do Incaper no cultivo de Conilon, servindo de modelo para todo o Estado.

Em seguida, os indianos visitaram a Fazenda Experimental do Incaper em Marilândia. Lá, eles conheceram um pouco mais sobre as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto e as técnicas de cultivo do Conilon. Dúvidas sobre espaçamento, produção de mudas clonais, mecanização da colheita e controle de pragas no cafezal, entre outras, foram sanadas pela equipe do Incaper que acompanhava a visita.

“O Incaper representa o mundo do café. Regiões que têm aptidão para cultivar querem conhecer o café capixaba. Somos referência. É importante destacar a integração entre pesquisa, assistência técnica e extensão rural, que permite obter e disponibilizar as tecnologias para que sejam adotadas pelos produores rurais”, disse Aureliano Nogueira da Costa, diretor-técnico do Incaper.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário