terça-feira, 9 de julho de 2013

No Dia do Pesquisador o Incaper tem muitos motivos para comemorar


08/07/2013 - 09h15min

Arquivo / DCM Incaper

Eureka! A exclamação de Arquimedes, que significa “encontrei”, é utilizada por muitos para celebrar qualquer descoberta. E a imagem diretamente associada a esta interjeição é a imagem de um cientista, um pesquisador que comemora um resultado. No Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) há quase cem pesquisadores, que trabalham para cumprir a missão de promover soluções tecnológicas por meio de ações integradas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, visando o desenvolvimento do Espírito Santo.

“O Incaper possui atualmente 118 projetos de pesquisa em execução e mais de 40 em planejamento, para serem submetidos em editais para captação de recursos. O interessante é que, desde a hora que você acorda, no café da manhã, até a hora que você se deita, em cada momento da sua vida, há um resultado de uma pesquisa, há a mão do pesquisador”, destaca José Aires Ventura, chefe da área de pesquisa do Incaper.

Entre os resultados que o Incaper já apresentou para a sociedade estão marcas e patentes depositadas, bem como o registro e a proteção de novas variedades de plantas, como: frutas (mamão, banana, abacaxi, morango), culturas alimentares (arroz, feijão e milho), olerícolas (alho, batata, crucíferas e taro/inhame), condimentares (pimenta-do-reino) e, é claro, o café (Conilon e Arábica). As novas variedades clonais de café Conilon, com melhor produtividade e qualidade, por exemplo, estão entre os mais recentes resultados de pesquisas desenvolvidas pelo Incaper e disponibilizados à sociedade.

A geração das tecnologias, aliada à socialização de conhecimentos é fundamental para o desenvolvimento do Estado e do País. Para que o Incaper produza tantos resultados, é necessária a parceria de diversas instituições: Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep - vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia), Banco do Nordeste e outros.

O pesquisador precisa ter persistência, trabalha anos e anos em cima de um mesmo projeto, até conseguir um resultado que ajude a solucionar algum problema. Tanta dedicação precisa de reconhecimento. “Frequentemente os usuários das tecnologias geradas pela pesquisa não percebem a importância destes profissionais. No dia do pesquisador, é necessária a reflexão a respeito da valorização deste profissional”, finalizou Ventura.

Dia do Pesquisador
O Dia Nacional do Pesquisador é comemorado no dia 8 de julho. A data é instituída pela Lei nº 11.807/2008 e faz menção ao dia de criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entidade civil que atua na defesa da pesquisa científica no país.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário