segunda-feira, 1 de julho de 2013

Cachoeiro pode ter ramal da ferrovia Vitória-Rio


Publicada em 28 de junho de 2013
Produtos como madeira, rochas ornamentais e café poderiam ser escoados por meio do ramalProdutos como madeira, rochas ornamentais e café poderiam ser escoados por meio do ramal
A pedido do prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho, entregou a representantes do governo federal na tarde desta sexta-feira (28) o projeto para inclusão de um ramal, no município, da ferrovia que ligará Vitória ao Rio de Janeiro.
A oficialização do pedido ocorreu durante reunião participativa da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na Ilha do Boi, em Vitória. Segundo Ricardo, produtos como madeira, rochas ornamentais e café estão entre os que teriam escoamento por meio do ramal, com 20 km de extensão.
“Os projetos atuais para Cachoeiro e os previstos precisam de um centro logístico industrial aduaneiro, uma plataforma, para consolidar essa vocação que o município apresenta cada vez mais para a prestação de serviço logístico. Esse ramal seria de importância fundamental para a produção da região”, avalia Ricardo.
Com 551 km de extensão esse trecho ferroviário integra o Programa de Investimento em Logística (PIL), lançado pelo governo em agosto do ano passado. O trajeto proposto cortará 27 municípios nos dois estados, sendo 12 no Espírito Santo e 15 no Rio de Janeiro.

No Espírito Santo, os municípios que já constam no projeto são Vila Velha, Santa Leopoldina, Cariacica, Viana, Guarapari, Anchieta, Iconha, Rio Novo do Sul, Itapemirim, Atílio Vivacqua, Presidente Kennedy e Mimoso do Sul. Já no Rio de Janeiro o trajeto contempla os municípios de Campos, São Francisco de Itabapoana, Conceição de Macacu, Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Rio Bonito, Tanguá, Cachoeira de Macacu, Itaboraí, Guapimirim, Magé, Duque de Caxias e Nova Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário