sábado, 12 de janeiro de 2013

Vila Velha anuncia Plano de Ações Emergenciais



Texto: Mirela Marcarini / Foto: Zanete Dadalto

Reunião do Prefeito com o Grupo de Trabalho de Ações Emergenciais  - Imagem: Zanete Dadalto
O município de Vila Velha finalizou, durante uma reunião realizada no gabinete do prefeito Rodney Miranda na tarde desta sexta-feira (11), um Plano de Ações Emergenciais contra a dengue e as enchentes, previstas para os próximos dias. O objetivo do planejamento é organizar e estruturar os serviços para que o município esteja preparado para lidar com a chuva e reduzir o maior número de problemas possíveis.
O Plano está dividido em quatro ações. São elas: estruturantes, preventivas, comunitárias e de socorro. "É um esforço concentrado e integrado da administração para dar respostas à sociedade quanto aos problemas causados pela chuva. A ideia é que a capacidade da prefeitura de responder a essas consequências já estivesse organizada. Estamos montando ações de emergência para atacar problemas já previstos e que são crônicos", afirmou o prefeito.
Rodney Miranda alertou que, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é de que as fortes chuvas comecem no próximo dia 18 e, por isso, é importante que a cidade esteja preparada. “No entanto tão importante quanto organizar a cidade para lidar com essa questão é garantir a continuidade das ações durante todo o ano", finalizou.
Participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente, Alberto Pego; o secretário de Serviços Urbanos, José Eliomar Brizolinha; secretário de Trânsito e Transporte, Romário de Castro; secretário de Obras, Gustavo Perim; o de Ação Social, Rafael Favatto; de Gestão Estratégica, Regis Matos; o coordenador da Defesa Civil, Júlio César Biancucci; o coordenador da Vigilância Ambiental, Luiz Roberto Meneguel, entre outros membros.

Detalhamento do Plano

Ações Estruturantes
  • CRIAÇÃO DA SUBSECRETARIA DE GESTÃO DA DRENAGEM
  • IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE DRENAGEM URBANA SUSTENTÁVEL
  • FUNCIONAMENTO DE ESCRITÓRIO DE ALERTA HIDROLÓGICO
Ações Preventivas
  • MUTIRÃO DE LIMPEZA DE RUAS (CAPINA, VARRIÇÃO, DESOBSTRUÇÃO DE BUEIROS, BOCAS DE LOBO E MANILHAS) – INCLUSIVE COM CAMINHÕES TORPEDO - Terão início neste sábado (12), às 8 horas, com o emprego de 10 caçambas e duas pás mecânicas, pela Rodovia  Carlos Lindenberg. Na segunda-feira o trabalho terá continuidade no mesmo horário, com mais de 180 homens, 15 caçambas, um caminhão mil, 2 pás mecânicas, 1 caminhão torpedo, 1 caminhão sugador, cinco roçaduras e um caminhão pipa, nos bairros Cobilândia, Jardim Marilândia e parte do Rio Marinho.
  • LIMPEZA MANUAL E CONSTANTE DE CANAIS E COMBATE À DENGUE - Terão início no final da próxima semana. Desde novembro o contrato com a empresa responsável pela limpeza dos valões e aplicação do produto biológico para matar a larva do mosquito da dengue está suspenso.
  • LEVANTAMENTO DO ÍNDICE RÁPIDO DE INFESTAÇÃO DA LARVA DO MOSQUITO - Mapeamento já iniciado pela Vigilância Ambiental que indica os locais de maior incidência de casos de dengue, número de imóveis por rua, etc., que permite que as equipes de agentes de Combate à Endemia façam um trabalho priorizando as áreas de maior risco da doença. O levantamento será concluído até meados da próxima semana.
Ações Comunitárias
  • LANÇAMENTO DE CAMPANHA DE INFORMAÇÃO E ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO - Esta em analise.
  • AGENDA DE REUNIÕES COM COMUNIDADES QUE ESTÃO SOB RISCO IMINENTE DE ALAGAMENTO E DESLIZAMENTO - A Defesa Civil fez um levantamento, na última semana, dos locais mais atingidos pela chuva. No total são 25 ruas afetadas e três bairros mais afetados em sua totalidade. A previsão é de que as reuniões priorizem essas regiões.
  • FORMAÇÃO DE NÚCLEOS DE DEFESA CIVIL COMUNITÁRIA - Serão integrados por agentes da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social.
Ações de Socorro
  • PLANO ESTRUTURADO DE REMOÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS ATINGIDOS PELOS ALAGAMENTOS - Já existem equipes da secretaria de assistência social de prontidão para a acolhida aos desabrigados. A secretaria possui disponível hoje 600 kits de assistência já em condições de serem disponibilizados caso necessário. Também já foi pensado a estrutura de abrigos estratégicos (escolas municipais) e todos os diretores dos locais (escolas) definidos por região já foram acionados e estão em alerta.
Locais de maior incidência
  • Avenida Carlos Lindenberg;
  • Avenida Capixaba;
  • Rua Des Hernesto Guimarães (Santa Rita); Rua São Judas Tadeu (Primeiro de Maio); Ruas Monte Castelo, Elói Barreto e Januário X Três Irmãos (Alecrim); Ponto da Rotatória e rua Ana Siqueira (Cobilândia); Rua Ana Maria Stefanoni e Avenida João Francisco Gonçalves (Cobilândia); Rua Piracicaba e Otávio Borini (Jardim Marilândia); Travessa Ararê (Jardim Marilândia); Rua da Fé e Apóstolo Tiago (Darly Santos); Todo o bairro Pontal das Garças; Ruas Ayrton Senna, Elis Regina, Graciliano Ramos (Ulysses Guimarães), além de uma construção desocupada na Crista do Talude e um canal que transborda; Avenida Santa Tereza (Terra Vermelha); Rua Washington Luiz (Morada da Barra); Rua Vasco Coutinho (Barra do Jucu).
Números da dengue
Na primeira semana de Janeiro de 2012 foram registrados 12 casos e no mesmo período deste ano foram 25, o que acende o sinal de alerta.  De acordo com a Vigilância Ambiental existe expectativa de epidemia nos próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário