terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Palestra sobre saúde bucal leva informação a hipertensos e diabéticos em Alfredo Chaves



A Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Parque Residencial Alfredo Chaves realizou na última sexta-feira (11), às 13 horas, com cerca de 42 pacientes hipertensos e diabéticos, uma palestra sobre saúde bucal. O objetivo foi fazer prevenção em saúde contra as doenças provocadas pela má escovação, além de outros assuntos.

Quem ministrou a palestra foi dentista da Estratégia, Sandra Pandosi, que na oportunidade deixou claro que é preciso cuidar da saúde para manter a qualidade de vida. “A boca é a porta de entrada para todo o corpo, mesmo que a pessoa não tenha mais os dentes. Manter uma boa higienização toda vez que se alimentar, é um dos cuidados necessários para uma boa saúde”, explicou.

Já a Cíntia Lepaus, enfermeira que coordena a ESF, lembrou aos participantes que o tratamento da diabetes e da hipertensão, que normalmente é feito com medicação, depende também da rotina de vida do paciente. “Vamos caminhar, evitar alimentos gordurosos e manter uma boa noite de sono para garantir o efeito correto do tratamento”, exigiu.

A senhora Arlinda Belmock Bonna (foto), de 81 anos e moradora do Bairro Parque Residêncial que sempre frequenta os encontros, esteve atenta a todas as explicações. “É através destas iniciativas que nós, idosos, aprendemos e ficamos por dentro dos assuntos para fazermos a dieta certa. Hoje, por exemplo, recebemos dicas sobre escovação, sobre os perigos do cigarro e outras dicas de prevenção para muitas doenças. Vou para casa esclarecida”, comentou.

As palestras são realizadas todas as sextas-feiras de acordo com um cronograma agendado pelos agentes comunitários de saúde. O próximo encontro com o grupo será no dia 18 de janeiro.
arlindag.jpgarlindag.jpg
167K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário