terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Homenagens a Rubem Braga durante o ano todo em Cachoeiro





Sessão solene foi encerrada com show de Duda Felippe na Praça da Poesia

O centenário de Rubem Braga será celebrado durante o ano todo em Cachoeiro de Itapemirim, terra natal do cronista. Mais ações comemorativas foram anunciadas pela prefeitura nesta segunda-feira (14), na sessão solene do Conselho Municipal de Cultura, realizada na Casa dos Braga, onde o escritor viveu parte de sua vida.
Concurso nacional de crônicas, encontros de escritores para debate sobre a obra do “Velho Braga”, biblioteca itinerante e teatro nas escolas para incentivar a leitura de textos do autor, lançamento do selo comemorativo e de livro são algumas das ações programadas, que vão culminar na apresentação da V Bienal Rubem Braga, prevista para novembro de 2013.
Participaram da sessão o prefeito Carlos Casteglione, a primeira-dama Auxiliadora Casteglione, a secretária municipal de Cultura, Joana D'Arck, a secretária municipal de Educação, Cristiane Paris, a coordenadora do curso de Letras da PUC-MG, Sandra Cavalcanti, e representantes da Academia Cachoeirense de Letras.
No evento, também foi lançado o edital 2013 da Lei Rubem Braga, de incentivo à cultura, que vai disponibilizar R$ 350 mil para financiamento de projetos de artistas do município.

“Em 2009, retomamos a Lei, que estava inativa há anos. Hoje, ela é um marco da cultura de Cachoeiro. Já investimos R$ 1,150 milhão em 87 projetos de nossa comunidade artística. Assim, demonstramos respeito pela memória de Rubem e por toda sua contribuição à cidade”, destacou o prefeito Carlos Casteglione.

Inscrições
As inscrições para a Lei Rubem Braga já estão abertas e vão até 1º de março. Podem ser inscritas propostas nas seguintes áreas: música; dança; teatro, circo e ópera; cinema, fotografia e vídeo; literatura; artes plásticas, artes gráficas e filatelia; carnaval; folclore e capoeira; artesanato; história; e acervo e patrimônio histórico.
O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no portal da Prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br). A ficha deve ser preenchida e entregue na Secretaria Municipal de Cultura, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. 
Divulgação_PMCI_CentenárioRB.JPGDivulgação_PMCI_CentenárioRB.JPG
3122K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário