segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

alfredo chaves - Comemoração para festejar emancipação política


No próximo dia 24 de janeiro Alfredo Chaves completa 122 anos de emancipação política. Para comemorar a data, a prefeitura preparou uma noite de comemorações, no salão paroquial da Igreja Matriz.
As atividades iniciam às 19h com missa solene na Matriz, em seguida, apresentação da Orquestra Municipal Alto Benevente e lançamento oficial do Calendário de Eventos 2013 e da canção Alfredo Chaves, minha terra. A música foi elaborada para valorizar as belezas naturais da cidade, bem como o empenho da população em reconstruir o município, após a enchente que aconteceu no final do ano passado.
De acordo com o prefeito Roberto Fiorin, será uma homenagem singela para comemorar uma data tão importante para o avanço da cidadania do município. “Iremos comemorar essa data civil que faz-nos refletir a importância de sermos livres e podermos construir o nosso espaço. Alfredo Chaves foi vila e, com o crescimento, graças ao árduo trabalho dos nossos ancestrais, se tornou uma cidade independente, com gente que trabalha pensando no futuro e preservando às raízes culturais”, disse.

Confira a programação:
19h- Missa de aniversário da cidade.
20h- Apresentação da Orquestra Alto Benevente.
20h30min- Lançamento Oficial do Folder Turístico com Calendário de Eventos e da Canção Alfredo Chaves, minha terra.
História do município
A história do município de Alfredo Chaves teve início com a colonização dos portugueses, no século XIX. Quando Dom Pedro II doou ao guarda de honra da corte, o português Augusto José Álvares e Silva, 500 alqueires de terra. Essa área foi dividida em cinco partes chamadas Sesmarias: do norte, do sul, do leste, do oeste e Quatinga.
Em 1877, chegam os imigrantes italianos, que desembarcam em Benevente. Do local, eles sobem o rio Benevente em canoas até a sesmaria Quatinga, onde fundam o povoado Alto Benevente. Alguns desses europeus, com medo das enchentes e do ataque dos índios, continuam a subir o rio para se instalarem em uma área mais elevada, batizada de Vila de Todos os Santos.
O distrito de Alfredo Chaves é emancipado no dia 24 de janeiro de 1891, como território desligado do município de Benevente, atual Anchieta. O crescimento econômico da região é impulsionado pelos imigrantes italianos. O progresso chega e o desenvolvimento leva a formação do primeiro centro comercial, onde famílias compram e vendem mercadorias.

Dirceu de Souza Cetto
27 995-1806
vista da cidade de Alfredo Chaves.jpgvista da cidade de Alfredo Chaves.jpg
595K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário