Leonardo Silveira

Secretária Sony Itho explanou aos vereadores e cidadãos a execução orçamentária financeira da Semus referente ao 2º quadrimestre de 2013
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou na tarde desta quinta-feira (24) a prestação de contas referente ao 2º quadrimestre de 2013. A titular da pasta, Sony Itho, apresentou aos vereadores da Câmara Municipal a execução orçamentária financeira referente aos meses de maio, junho, julho e agosto de 2013, conforme determinação da lei complementar nº 141/2012.
Entre outros indicadores, foram contabilizados, no último quadrimestre, mais de 600 mil ações de promoção e prevenção em saúde, aproximadamente dois milhões de procedimentos com finalidade diagnóstica, mais de um milhão de procedimentos clínicos, 490 mil procedimentos cirúrgicos, mais de 33 mil exames de média complexidade e mais de 56 mil consultas especializadas, o que representa um aumento de 11% em relação ao primeiro quadrimestre de 2013 e crescimento de sete mil atendimentos.
Após o detalhamento das contas, a presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Neuzinha de Oliveira, que coordenou a sessão, abriu espaço para a participação dos vereadores e da população. Foi o momento de fazer ponderações, sugestões e perguntas, que, em seguida, foram esclarecidas pela secretária Sony Itho.
A ampliação do programa Consultório na Rua, a ampliação do horário de atendimento do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a circulação do carro "fumacê", o programa de enfrentamento ao crack e outros assuntos foram abordados. A secretária explicou que o Consultório na Rua já foi ampliado e passou de uma para quatro equipes; que o CEO já está funcionando diariamente até as 22 horas; e que o fumacê completa os ciclos, conforme preconização do Ministério da Saúde, sem comprometer a saúde da população.
Quanto ao programa de enfrentamento ao crack, a secretária esclareceu que esse é um plano de sucesso de governo, através do programa de reinserção social Onde Anda Você, que já acolheu 170 pessoas que viviam em situação de rua em Vitória. Dessas, 31 foram encaminhadas para tratamento, 41 foram reinseridas nas respectivas famílias, 55 foram abrigadas, 14 retornaram para suas cidades de origem e 29 foram contempladas pelo benefício do aluguel social.
Ao final da sessão, a secretária colocou-se à disposição para futuros esclarecimentos. "Agradeço a todas as manifestações de carinho e quero esclarecer que esse é o resultado do esforço coletivo de toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, porque ninguém faz nada sozinho. Estamos empenhados em cumprir tudo o que foi pactuado, conforme o nosso orçamento. Temos uma programação a ser seguida e estamos dispostos a oferecer todas as informações necessárias e a dialogar com a população para atingir os objetivos desejados", afirmou a secretária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário