quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Planetário inflável é atração na praça de Fátima - CACHOEIRO



Está na praça de Fátima, em Cachoeiro de Itapemirim, o planetário inflável digital do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), do Rio de Janeiro, uma das atrações da 1ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Até sexta-feira (1º), das 8h às 12h e das 14h às 18h, pessoas de todas as idades podem participar de sessões no local para observar e entender o movimento aparente do Sol, da Lua e dos planetas, que, normalmente, são de longa duração e, por isso, de difícil percepção.
Imagens de uma noite estrelada são projetadas no teto do planetário, que tem 3,2 metros de altura e quase 7 metros de diâmetro. “É uma oportunidade de observar um céu limpo e ver coisas que não conseguimos a olho nu”, explica o instrutor do Mast, Carlos Henrique Zeferino.

As sessões iniciam com uma breve explicação sobre o céu noturno e o que será visto. Em seguida, é exibido o filme “A Origem do Sistema Solar”, que narra como a ciência interpreta a formação do sistema planetário, dando ênfase aos grandes impactos e eventos catastróficos que ocorreram durante este processo.

Jovens que participavam de cursos no Centro de Referência da Juventude na tarde desta quarta-feira (30) aproveitaram para conferir a atração e gostaram do que viram.

Semana de Ciência e Tecnologia: programação até sexta 
A 1ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação foi iniciada nesta terça-feira (29). A abertura, realizada no Jaraguá Tênis Clube, contou com palestra do representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Douglas Falcão Silva, que coordenou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano. “É louvável a iniciativa de Cachoeiro de promover um evento como este, que é fundamental para a popularização da ciência e tecnologia”, destacou o palestrante.

Participaram do evento o prefeito Carlos Casteglione, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Jadir Péla, o deputado federal Camilo Cola, entre outras autoridades e representantes das áreas acadêmica e empresarial.

A programação segue até sexta-feira (1°), com debates e mostras de trabalhos técnico-científicos de alunos do Instituto Federal do Espírito Santo e do Centro Universitário São Camilo, parceiros da prefeitura na realização da Semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário