quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Município adere ao novo sistema de fiscalização de produtos - ALFREDO CHAVES



Na manhã de ontem (29) o prefeito de Alfredo Chaves Roberto Fiorin e mais uma comitiva composta por produtores rurais e servidores da secretaria de Agricultura participaram da assinatura do convênio para implantação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Industrial de Pequeno Porte (Susaf), no Palácio Anchieta, em Vitória. Na ocasião, foi assinado o convênio entre o Estado e o município.
O Susaf é um novo programa, que vem sendo implantado pelo governo do Estado, para dar maior garantia aos consumidores e mais lucro para os pequenos produtores, que poderão comercializar seus produtos em todo Estado, não só no município de origem, como acontece atualmente. Até a implantação efetiva do Susaf, os produtos da agroindústria do município são fiscalizados pela Vigilância Sanitária, e garantidos pelo Selo de Inspeção Municipal (SIM).
Com esse novo modelo, toda a produção de produtos como queijo, embutidos, peixes e frangos, passa a ser fiscalizado pela secretaria Municipal de Agricultura. Para isso, será criada uma equipe que irá contar com um médico veterinário que será o chefe de fiscalização. Hoje todo esse trabalho é realizado pela Vigilância Sanitária, vinculada a secretaria de Saúde, que não tem fiscais suficientes para atender todo município. Com o Susaf a fiscalização será feita diretamente no local onde são produzidos os alimentos.
Na semana passada os produtores do município tiveram uma capacitação no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), onde técnicos do Estado expuseram a garantia no nosso modelo.
“Esperamos com esse novo sistema favorecer os nossos produtores e oferecer mais qualidade aos nossos produtos”, disse Fiorin.

Informações na Secretaria de Agricultura – (27) 3269-2717

Dirceu Cetto
3 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  

Nenhum comentário:

Postar um comentário